Unknown 9: Awakening tem desempenho abaixo do esperado e críticas negativas
O lançamento do jogo Unknown 9: Awakening não atendeu às expectativas e apresentou números decepcionantes de jogadores simultâneos em sua estreia, comparado a outros títulos no mercado. Dados do SteamDB indicam que o jogo atingiu um pico de apenas 169 jogadores simultâneos em 17 de outubro, significativamente menor do que Concord, que alcançou 697 jogadores em seu lançamento. O desempenho foi 75% inferior ao de Concord, revelando uma fraca recepção inicial entre os jogadores.
Craig Skistimas, conhecido como Stuttering Craig, apontou que as pré-encomendas do jogo já indicavam problemas antes do lançamento. Segundo seu informante de varejo, que possui acesso a dados de mais de 800 lojas, Unknown 9: Awakening teve apenas 46 pré-encomendas, sendo que 12 foram canceladas, resultando em apenas 34 pré-encomendas efetivas. Para um jogo de alto orçamento e expectativa, esses números são extremamente baixos.
Críticas negativas no Steam
Além dos números de pré-encomendas, o jogo também enfrenta dificuldades com as avaliações dos jogadores. Atualmente, no Steam, Unknown 9: Awakening possui avaliações “principalmente negativas”. Críticas mencionam desde problemas técnicos até uma falta de polimento geral no desenvolvimento.
O usuário Hounds descreveu o jogo como “inacabado” e criticou tanto os gráficos quanto a mecânica de combate. Ele mencionou que os rostos dos personagens são desajeitados e as animações dos inimigos parecem travadas. Outro jogador, -=[GIEF]=-, destacou que, mesmo tendo ganhado o jogo como um brinde por comprar uma GPU AMD, sentiu que o produto final não valeu a pena. Segundo ele, o combate parecia datado, comparando-o aos jogos de 2005, e a falta de expressões faciais tornava o jogo desconfortável.
A participação da Sweet Baby Inc.
Um aspecto recorrente nas discussões sobre o fracasso de Unknown 9: Awakening é a participação da Sweet Baby Inc. na criação do jogo. A empresa, que já esteve envolvida em outros títulos mal-sucedidos, foi confirmada nos créditos do jogo, com David Bédard e Kim Belair atuando como gerentes de conteúdo e arquitetos de história, respectivamente. Críticos e jogadores apontam que a Sweet Baby Inc. esteve envolvida em outros jogos que falharam comercialmente, como Suicide Squad: Kill The Justice League, Flintlock: The Siege of Dawn e Shadow Gambit: The Cursed Crew.
O fraco desempenho de Unknown 9: Awakening nas vendas e entre os jogadores, somado às críticas negativas, reflete uma recepção frustrante para um jogo que parecia promissor. A participação da Sweet Baby Inc. em diversos jogos com resultados semelhantes levanta questões sobre o impacto da empresa no desenvolvimento e no sucesso desses títulos. A menos que o jogo receba atualizações significativas ou revisões, ele parece destinado a seguir o caminho de outros fracassos comerciais.