Ticketmaster cancela ingressos para turnê do Oasis devido a violações
A Ticketmaster anunciou o cancelamento de aproximadamente 50 mil ingressos revendidos para os shows de reunião do Oasis no Reino Unido, após identificar violações de seus termos e serviços. A empresa, que administra a venda de ingressos para a turnê, confirmou a ação à Billboard nesta terça-feira (29), indicando que as entradas canceladas foram adquiridas utilizando métodos proibidos para o evento.
Entre as regras estabelecidas para a turnê do Oasis está a proibição de compra de mais de quatro ingressos por residência, por show. Também são vetadas práticas como o uso de múltiplas identidades para adquirir bilhetes, mas essas medidas nem sempre são suficientes para deter cambistas profissionais e amadores. Muitos utilizam VPNs ou múltiplos cartões de crédito para burlar o limite de compra, prática cada vez mais comum, segundo um relatório da National Independent Talent Organization.
Esses esquemas geralmente incluem o uso de bots para acelerar o processo de checkout, uma tática considerada ilegal sob o BOTS Act de 2016, lei que raramente é aplicada. No entanto, uma série de propostas legislativas bipartidárias podem reforçar a fiscalização dessa lei já no próximo ano, visando coibir a revenda ilegal de ingressos.
Demanda pelos ingressos está altíssima
Embora as entradas canceladas sejam disponibilizadas novamente para os fãs nas próximas semanas, o número de ingressos a serem recolocados ainda está muito aquém da demanda real. Quando a banda anunciou sua turnê em agosto, havia 1,4 milhão de ingressos disponíveis, mas mais de 10 milhões de fãs de 158 países tentaram adquirir as entradas.
A venda de ingressos online é um processo acelerado, com milhares de ingressos sendo vendidos por segundo, o que torna difícil impedir práticas fraudulentas imediatamente. No entanto, empresas como a Ticketmaster têm meses para revisar dados de compra e transações, e é nesse período que possíveis violações são identificadas.
Quando as transações são consideradas irregulares, os compradores geralmente recebem o reembolso e os ingressos são atribuídos a novos compradores, com novos códigos de barras. A Live Nation, empresa-mãe da Ticketmaster, considera essas medidas um sucesso na tentativa de combater a revenda excessiva de ingressos.