O novo Sonic x Shadow: Generations trata de um remaster do clássico Sonic Generations de 2011, adicionando novos níveis onde jogamos com o Shadow, com seus poderes e movimentos característicos que são diferentes dos do ouriço azul. Será que a Sega trouxe mais uma pérola que quebra a maldição dos jogos de Sonic?

Gerações!

Sonic Generations foi um excelente jogo do ouriço azul, esse título é relembrado até hoje como um dos melhores de toda a franquia. O diferencial dele é que ele combina o gameplay dos jogos mais recentes da franquia, com suas pistas de corrida que dão uma ótima sensação de velocidade e o gameplay dos antigos jogos 2D lançados no Sega Genesis. 

É necessário terminar cada fase em 2 atos, uma com o Sonic antigo e outra com o Sonic moderno. Nas fases com o Sonic clássico, é pura nostalgia desde o gameplay até os cenários e a música. Você controla Sonic em estilo side scroller e os controles são os que já conhecemos dos primeiros jogos. 

Sonic pode se curvar em uma bola, pegando impulso para ficar mais veloz e destruir os inimigos em seu caminho quando fica assim. Ao longo do percurso você coleta as moedas que podem ser perdidas a um toque das criaturas. Quando isso acontece, você tem um limite de tempo para coletar todas as moedas que pode. No final do percurso, as moedas que coletou e o tempo que levou para terminar a fase influenciarão na sua nota.

Já na parte moderna, Sonic percorre uma pista e a regra é parecida com a que temos no modo clássico, terminar o percurso no menor tempo e com a maior quantidade de moedas garante a melhor nota. Porém aqui o Sonic pega impulso a mais quando bate nos inimigos, possui um comado de boost que quando acionado garante maior velocidade, pode deslizar e tem vários outros comandos que não são possíveis com o Sonic clássico.

Todos os cenários são muito bem feitos, com um visual que remete aos clássicos renderizados em 3D e nessa nova versão remasterizados. A trilha sonora também remete aos jogos anteriores e é um deleite ouvi-la enquanto jogamos.

 A novidade aqui fica por conta do gameplay de Shadow. Shadow Generations não perde tempo em mostrar sua criatividade com vários momentos marcantes. A primeira fase tem alguns fractais que parecem com as dimensões alternativas que vemos em outros jogos como Ratchet e Clank. 

A verdadeira razão para você querer jogar Sonic X Shadow Generations é a campanha totalmente nova, cheia de reimaginações criativas das fases do Shadow de suas aparições anteriores na série Sonic. A campanha de cinco horas do Shadow é separada da história de Generations, mas acontece de uma maneira similar, com cada fase tendo uma parte em 2D e outra em 3D. 

As fases do Shadow têm todo o apelo de ritmo acelerado que você esperaria ao jogar como Sonic, semelhante ao que acontece quando novos caminhos se abrem ao rejogar uma fase depois que Sonic ganha a habilidade de Dash de Luz. Shadow começa com uma habilidade semelhante chamada Chaos Dash e, em seguida, é possível abrir ainda mais caminhos ao retornar às fases com habilidades novas como as Asas da Perdição, que permite voar distâncias curtas e pular seções inteiras dos níveis, fazendo com que eles sejam jogados de maneira diferente. Ou seja, há um fator de rejogabilidade.

A habilidade de Controle do Caos do Shadow também cria momentos fantásticos em que ele faz coisas como congelar o tempo para destruir um míssil voando em sua direção em uma animação espetacular. E, diferente das fases 2D do Sonic que são jogadas de uma forma semelhante aos jogos do Sonic clássico, sem ataque de mira ou medidor de boost, o Shadow mantém todas as suas habilidades em suas seções 2D, fazendo com que elas sejam tão rápidas quanto suas fases 3D.

Além das fases principais, existem várias fases de desafio com objetivos como destruir alvos suficientes antes de alcançar o objetivo ou terminar um nível cheio de perigos com apenas um anel para desbloquear chefes e o próximo conjunto de fases. É semelhante a Sonic Generations, com a diferença principal de que você precisa completar todos os desafios para adquirir as chaves necessárias, em vez de apenas uma.

 As campanhas combinadas, possuem o número total de fases superior a 150, incluindo fases tradicionais, de desafio e de chefe. Isso levaria até mesmo um fã ávido de Sonic cerca de 15 a 20 horas para completar. E para aqueles que procuram desafios ainda maiores, completar a campanha do Shadow desbloqueará uma nova opção que aumenta a dificuldade dos chefes e níveis de desafio ao rejogá-los.

Review | Sonic x Shadow Generations entrega mais um ótimo jogo do Ouriço repleto de nostalgia
Sega

Sonic e Shadow retornam!

Sonic Generations toca na nostalgia de décadas de fãs de Sonic, que, apesar dos pesares mostraram seu amor pelo veloz ouriço azul. A história, embora em grande parte supérflua, é uma homenagem aos jogos Sonic do passado. Os dois ouriços lutam contra uma força desconhecida que tenta destruir o próprio tempo. Eles revivem as memórias um do outro, acelerando através de fases icônicas  diferentes jogos da franquia. É quase como se a SEGA tivesse reiniciado toda a franquia e te atualizado sobre 20 anos de ouriço com um único jogo.

Neste jogo, estão presentes algumas novas histórias que se entrelaçam de maneira criativa entre os jogos em que Shadow aparece, ligando-as a grandes momentos que vimos em jogos anteriores, como o duelo entre Sonic e Shadow em Sonic Adventure 2. Há também novas cenas que preenchem o passado de Shadow, reunindo-o com amigos e inimigos, e oferecendo mais contexto para suas histórias em jogos como Shadow the Hedgehog e Sonic Adventure 2. 

Assim como a campanha do Sonic, a do Shadow é composta por reimaginações divertidas de algumas de suas melhores fases em jogos anteriores da série Sonic. Temos novas versões de níveis como Radical Highway, Rail Canyon e Space Colony Ark, e cada fase está repleta de rotas criativas que fazem bom uso das habilidades antigas e novas do Shadow.

Conclusão

Este é um dos melhores jogos de toda franquia Sonic, não há dúvidas quanto a isso. Para qualquer fã dos jogos do ouriço azul, este é recomendadíssimo, com seu apelo nostálgico aos clássicos e também com sua roupagem moderna. Este é também um ótimo ponto de entrada para novos fãs. Sem dúvida mais um ótimo jogo.

Agradecemos a Sega pela cópia gentilmente cedida para a realização desta análise.

Mostrar menosContinuar lendo