Jon Stauder responde às críticas de Life is Strange: Double Exposure: “Reações fortes são melhores que medianas”
O mais recente lançamento da série Life is Strange, Double Exposure, gerou uma recepção mista, com fãs e críticos divididos sobre o jogo. Embora a franquia tenha conquistado uma base de fãs leal e uma boa recepção crítica ao longo dos anos, Double Exposure não teve o mesmo sucesso. O retorno de Max Caufield, protagonista do primeiro jogo, foi uma das apostas do estúdio Deck Nine, mas não agradou a todos. Críticas sobre a falta de escolhas significativas, o tratamento do relacionamento entre Max e Chloe e o final polarizador foram algumas das razões citadas pelos jogadores para a decepção.
O diretor Jon Stauder, em entrevista ao GamesRadar+, comentou sobre as críticas mistas e afirmou que, embora o jogo tenha gerado tanto reações muito positivas quanto negativas, ele preferiria isso a uma recepção morna. “Com as avaliações, temos alguns altos realmente altos e alguns baixos baixos, mas acho que é melhor do que sair e ser apenas mediano. Algumas pessoas estão tendo uma forte reação a isso, seja positiva ou negativa, e eu acho isso muito interessante”, disse Stauder. Para o diretor, é melhor gerar uma reação intensa do que ser esquecido com uma recepção indiferente.
Deck Nine e o retorno de Max Caufield
Apesar das críticas, Stauder e a Deck Nine permanecem convictos de que o retorno de Max Caufield era uma parte essencial do plano para Double Exposure. Ele destacou que a equipe observou o que havia ressoado com os fãs nas entregas anteriores e viu um “potencial inexplorado” em Max como protagonista. Para Stauder, o retorno de Max não era apenas uma tentativa de agradar aos fãs, mas uma escolha fundamentada no desenvolvimento do personagem e nas possibilidades que ele ainda oferecia dentro da narrativa.
Embora a recepção ao jogo tenha sido polarizada, com alguns fãs satisfeitos com a nova direção e outros preferindo uma abordagem diferente, Stauder afirmou que a Deck Nine está ciente da resposta e não foi desencorajada. O estúdio parece estar comprometido em continuar explorando o universo de Life is Strange, mesmo que isso signifique lidar com reações diversas de seu público.
No final, a missão da Deck Nine parece ser mais sobre contar uma história que envolva o público de forma significativa, seja ela positiva ou negativa, ao invés de agradar a todos. E, apesar da divisão, Double Exposure continua a gerar conversas intensas sobre o futuro da franquia.