Relatório destaca tendência de consumo de conteúdo gamer e aponta novas oportunidades para o setor
Um estudo recente da Midia Research, detalhado pela GamesIndustry.biz, revelou que jogadores estão gastando mais tempo consumindo vídeos sobre games em plataformas como YouTube e Twitch do que efetivamente jogando. De acordo com os dados, os jogadores dedicam, em média, 7,4 horas semanais jogando videogames, enquanto investem 8,5 horas assistindo a conteúdos relacionados, como gameplays, ensaios em vídeo e transmissões ao vivo.
Impacto no mercado e comportamento dos consumidores
A pesquisa também destacou que 24% dos jogadores de consoles e PCs consomem regularmente vídeos de games, com esse número subindo para 48% entre os chamados “jogadores de alto gasto” — aqueles que investem mais em jogos e microtransações. Esse grupo é visto como essencial para o mercado, já que além de gastar diretamente em jogos, também movimenta a economia do setor por meio de visualizações em plataformas de vídeo.
A Midia Research argumenta que os editores de jogos estão perdendo uma oportunidade significativa ao deixar que plataformas como YouTube e Twitch monopolizem a receita gerada por esses vídeos. Rhys Elliott, analista de jogos da Midia, ressalta que os vídeos de games não devem ser tratados apenas como ferramentas de marketing.
“Ao recuperar o engajamento de vídeo, os editores têm o potencial de desbloquear novos fluxos de receita e impulsionar o crescimento.” — Rhys Elliott, Midia Research
A oportunidade do mercado de vídeo para games
A pesquisa sugere que os editores de jogos poderiam explorar melhor o consumo de conteúdo em vídeo, seja investindo em suas próprias plataformas ou promovendo colaborações estratégicas com criadores de conteúdo. Dessa forma, seria possível gerar novas fontes de receita, como publicidade direcionada ou conteúdos exclusivos.
Essa tendência reflete uma mudança no comportamento dos jogadores, que não apenas buscam entretenimento ao jogar, mas também ao acompanhar outros jogadores, aprender estratégias ou explorar histórias por meio de vídeos.
A mensagem para os estúdios e editores é clara: o consumo de conteúdo de vídeo sobre games não é apenas um reflexo do sucesso de um título, mas também uma área estratégica para o futuro financeiro do setor.