Ator relembra como foi convidado para o papel do ogro e fala sobre sua decisão de mudar o sotaque do personagem
Mike Myers, conhecido por sua interpretação icônica de Shrek, compartilhou momentos curiosos de sua jornada com o personagem em entrevista recente à Vulture. Ele relembrou como foi abordado pelo cofundador da DreamWorks, Jeffrey Katzenberg, para dar voz ao ogro logo após assistir à estreia de O Resgate do Soldado Ryan (1998), de Steven Spielberg.
“Eu estava em lágrimas após o filme porque meus pais participaram da Segunda Guerra Mundial. Então, Jeffrey apareceu com suas filhas dançando a sequência de Austin Powers no saguão. Eu pensei: ‘Leia a sala!’”, brincou Myers. Katzenberg propôs a ideia de um filme chamado Shrek. “Eu disse: ‘Esse é o pior título que já ouvi’”, relembrou. Porém, ao conhecer o projeto, Myers se encantou pela abordagem criativa que desconstruía os contos de fadas tradicionais.
A mudança para o sotaque escocês
Inicialmente, Myers gravou as falas de Shrek com um sotaque canadense, mas sentiu que o personagem precisava de algo mais marcante. “Eu queria que ele fosse como um pai trabalhador escocês que ama, mas é duro quando necessário.” Katzenberg resistiu à ideia devido ao custo de reanimar as cenas para ajustar o novo sotaque.
Myers então recorreu a Spielberg, explicando a importância da mudança para conectar-se melhor ao personagem. Após insistir, a alteração foi aprovada, e Spielberg, mais tarde, enviou uma carta de agradecimento. “Ele disse: ‘Você estava absolutamente certo’. É algo que guardo com muito carinho.”
O futuro de Shrek e o retorno de Myers
Myers confirmou que já começou o trabalho de voz para Shrek 5, previsto para julho de 2026. O filme trará de volta Eddie Murphy como Burro e Cameron Diaz como Fiona. Sobre Murphy, Myers comentou com humor: “Eu amo tanto o Burro que prefiro vê-lo na tela do que pessoalmente. Mas Eddie é incrível, muito mais legal do que eu jamais serei.”
Com a promessa de mais aventuras e humor, Shrek 5 marca o aguardado retorno de uma das franquias de animação mais queridas do cinema.