Zoe Saldaña recentemente discutiu com o The Independent sobre como as organizações de premiação, incluindo o Oscar, continuam a ignorar o papel crucial da captura de movimento em suas performances, especialmente em filmes como “Avatar”. Saldaña interpreta Neytiri, uma alienígena azul alta na franquia dirigida por James Cameron, com todos os movimentos corporais e expressões faciais capturados diretamente de sua atuação.
A atriz, conhecida por seu trabalho em diversos filmes de sucesso, como “Avatar”, tem enfrentado desafios com o reconhecimento de sua atuação na captura de movimento, uma técnica que ainda não é completamente abraçada pelas premiações tradicionais. “Velhos hábitos são difíceis de morrer, e quando você tem velhos estabelecimentos, é muito difícil promover mudanças”, disse Saldaña. “E eu entendo isso, então não estou amargurada com isso, mas é bastante desanimador quando você dá 120% de si mesmo em algo. Quer dizer, não ganhar é ok, não ser indicada é ok, mas quando você é ignorada e então minimizada e completamente desconsiderada…”
James Cameron, diretor da franquia “Avatar”, compartilhou seu descontentamento com a Variety, argumentando que o Oscar está atrasado para reconhecer o trabalho de Saldaña como Neytiri. “Eu trabalhei com atores vencedores do Oscar, e não há nada que Zoe esteja fazendo que seja de um calibre menor do que isso”, disse Cameron. “Mas porque ela está interpretando uma ‘personagem CG’, isso meio que não conta de alguma forma, o que não faz sentido algum para mim. Ela pode ir de majestosa a, em dois nanossegundos, completamente selvagem. A mulher é feroz. Ela é uma leoa incrível.”
Andy Serkis, conhecido por suas atuações em captura de movimento como Gollum em “O Senhor dos Anéis” e César em “Planeta dos Macacos”, também expressou seu apoio a Saldaña e outras atuações digitais, mencionando que espera que o Oscar venha a reconhecer diferentes tipos de atuação no futuro.
“Eles escreveram e-mails para o ramo de atuação dizendo que agora temos que reconhecer a performance no sentido mais amplo”, disse Serkis ao ScreenCrush. “E eles estão se perguntando: qual é o epítome ou a essência de uma ótima performance? Não precisa significar apenas ver o rosto de um ator na tela. Pode ser manifestado usando captura de performance. Então eles estão absolutamente no topo disso.”
Serkis acrescentou: “Eles veem isso como importante quanto outras áreas de diversidade, então não há preconceito contra um tipo específico de atuação. Então acho que veremos no futuro, espero, pessoas como Doug Jones em ‘A Forma da Água’. Eles estão ampliando o escopo. Caso contrário, essas performances serão esquecidas.”