Denzel Washington responde críticas históricas sobre Gladiador II

O ator Denzel Washington é apontado como candidato potencial ao Oscar de 2025 por sua atuação em ‘Gladiador II’ (2024). Apesar de toda comoção em torno do trabalho do astro de 69 anos no longa dirigido pelo cineasta Ridley Scott, o artista ficou particularmente irritado com algumas críticas sofridas pelo blockbuster.

Resposta às críticas

Washington fez coro às falas de Ridley Scott em relação à falta de precisão histórica do filme, lembrando que se trata de um blockbuster hollywoodiano com propósito de entretenimento. Em entrevista ao jornal britânico The Times, o ator ironizou críticas à sua possível presença no filme pela suposta ausência de pessoas negras na Roma antiga.

“Tenho certeza de que as pessoas já estão dizendo… ‘Bem, não havia negros em Roma.’ Ah, é mesmo? Bem, como eles ficaram com a pele tão escura? Sabe, alguém passou por lá. Vá perguntar ao Hannibal. Talvez ele tenha feito isso”, ironizou Washington. Ele ainda completou: “É para ver comendo pipoca, você não está em uma aula de história. Ou então vá para casa, arrume uma vida. Não é preciso, quem se importa? Eu vi ‘Shaft’ quando era pequeno e não ficava dizendo, ‘ah, ele não está dirigindo um carro de 1975’. Quem se importa? Desapega”.

Carreira e prêmios

Washington tem dois Oscar no currículo. Ele venceu suas estatuetas na categoria de melhor ator coadjuvante por ‘Tempo de Glória’ (1989) e melhor ator por ‘Dia de Treinamento’ (2001). Recentemente, ele afirmou estar próximo da aposentadoria, com ‘Pantera Negra 3’ sendo um de seus projetos finais.

A controvérsia em torno da precisão histórica de ‘Gladiador II’ e a presença de Denzel Washington no elenco reflete uma discussão mais ampla sobre representatividade e a interpretação da história em produções cinematográficas. A defesa apaixonada do ator por seu papel e a abordagem de Ridley Scott ao filme destacam a tensão entre precisão histórica e narrativa de entretenimento.

Com sua presença marcante e atuação aclamada, Washington continua a ser uma figura influente no cinema, levando debates importantes ao público e mantendo-se relevante em uma carreira que abrange várias décadas.

Mostrar menosContinuar lendo