Jeff Baena, cineasta e roteirista, morre aos 47 anos
O mundo do cinema perdeu um dos nomes mais irreverentes das comédias excêntricas. Jeff Baena, cineasta e roteirista conhecido por seus trabalhos em filmes como The Little Hours (2017) e Life After Beth (2014), faleceu aos 47 anos. A notícia foi confirmada pelo Los Angeles County Coroner’s Office, que indicou que seu corpo foi encontrado na última sexta-feira, em sua residência em Los Angeles. A causa da morte ainda não foi revelada.
Baena foi casado com a atriz Aubrey Plaza, que estrelou alguns de seus filmes mais notáveis. Plaza foi protagonista de The Little Hours, uma comédia de humor negro que se passa em um convento medieval e que foi aclamada por sua sensibilidade moderna e irreverência. O filme, inspirado vagamente na obra The Decameron de Giovanni Boccaccio, refletiu a formação de Baena em Estudos Medievais e Renascentistas.
Carreira e legados cinematográficos
Além de The Little Hours, Baena dirigiu outros projetos marcantes, como Life After Beth, uma sátira zumbi protagonizada por Plaza, que foi amplamente elogiada por sua abordagem única ao gênero de terror. Outros trabalhos de destaque incluem Spin Me Round (2022), estrelado por Allison Brie, e Joshy (2016), uma comédia dramática com Thomas Middleditch e Nick Kroll. Baena também coescreveu o aclamado filme I Heart Huckabees (2004), de David O. Russell, uma obra que mistura existencialismo com humor peculiar.
Baena teve seus filmes exibidos em renomados festivais como Sundance e South by Southwest, e muitos de seus projetos foram distribuídos por grandes estúdios, como Netflix, IFC e Lionsgate. Seu trabalho, caracterizado por humor negro e temas excêntricos, conquistou um público fiel e a crítica especializada.
Vida pessoal e contribuições para a TV
Para a televisão, Baena criou e produziu Cinema Toast, uma série transmitida pela Showtime, que recebeu elogios por sua abordagem criativa e inovadora.
O cineasta se formou na prestigiada escola de cinema da NYU e iniciou sua carreira trabalhando como assistente de produção para o cineasta Robert Zemeckis. Posteriormente, trabalhou como editor assistente para David O. Russell, com quem estabeleceu uma parceria de escrita que resultaria em grandes projetos no cinema.
Deixa familiares e fãs
Jeff Baena deixa sua esposa, Aubrey Plaza, e também seus pais, Scott Baena e Barbara Stern, além de seu padrasto Roger Stern e madrasta Michele Baena. Também são sobreviventes o irmão Brad Baena e seus meio-irmãos Bianca Gabay e Jed Fluxman.