Desde 2009, quando a Sony anunciou pela primeira vez seus planos de adaptar o aclamado jogo de PS2 Shadow of the Colossus para o cinema, o projeto enfrentou anos de silêncio e dúvidas sobre sua viabilidade. No entanto, o diretor Andrés Muschietti, conhecido por filmes como It e The Flash, trouxe uma atualização positiva ao afirmar que o filme continua em desenvolvimento e que há novas possibilidades de produção.

Declarações de Muschietti e o status atual do projeto

Durante uma entrevista recente para a estação de rádio argentina Radio TU, Muschietti confirmou que o projeto ainda não foi abandonado, mesmo após uma década de desenvolvimento. Ele destacou que existe um roteiro do qual gosta muito e que continua comprometido em levar o épico de fantasia para as telas.

“O filme está em desenvolvimento há 10 anos, e agora a possibilidade de fazê-lo se abre”, afirmou o diretor, segundo uma tradução publicada pelo site The Gamer. Muschietti também mencionou que, apesar do seu entusiasmo e de já haver uma história sólida, a principal barreira para a produção continua sendo o financiamento.

Ele explicou que a questão financeira envolve o interesse de estúdios em investir em propriedades intelectuais com apelo comercial comprovado. “Shadow of the Colossus é um jogo cult, mas para fazer um bom filme, há um estúdio que coloca os números e diz quanto vale dar ao diretor 200, 150 ou 100 milhões de dólares. Existem diferentes versões do filme e, obviamente, eu quero que eles me deem 200 milhões, mas esse é outro fator a levar em conta.”

Outras adaptações de jogos anunciadas pela Sony

Enquanto a adaptação de Shadow of the Colossus segue em um estado de incerteza, a Sony revelou recentemente novos projetos cinematográficos baseados em jogos populares do PlayStation durante sua conferência na CES 2025.

Entre as novidades estão filmes de Helldivers e Horizon: Zero Dawn, além de uma adaptação para anime de Ghost of Tsushima Legends, com coprodução da Aniplex e Crunchyroll. A série animada de Ghost of Tsushima tem previsão de estreia para 2027.

Além disso, a HBO também aproveitou o evento para divulgar detalhes da segunda temporada de The Last of Us, incluindo a confirmação de que a nova fase da série live-action será lançada em abril de 2025.

Desafios de adaptar Shadow of the Colossus

Adaptar Shadow of the Colossus para o cinema representa um desafio significativo, tanto pela complexidade narrativa do jogo quanto pela necessidade de um orçamento robusto para criar a atmosfera visualmente imponente e emocionante que o título da Team Ico exige. O jogo, lançado originalmente em 2005, é celebrado por sua ambientação minimalista, narrativa introspectiva e a batalha épica contra colossos gigantes.

Muschietti, que já demonstrou ser um cineasta talentoso em produções de grande escala, continua otimista quanto ao futuro do projeto. Contudo, a decisão final dependerá da capacidade de atrair investidores e garantir um orçamento que permita uma adaptação fiel ao espírito do jogo.

Mostrar menosContinuar lendo