A Paramount Pictures anunciou a data de lançamento de Sonic the Hedgehog 4, marcando a continuação da bem-sucedida franquia do ouriço azul nos cinemas. O novo filme estreará em 19 de março de 2027, mantendo a empolgação dos fãs com a saga que se consolidou como uma das mais lucrativas no universo dos videogames adaptados para o cinema.
Franquia Sonic ultrapassa US$ 1 bilhão em bilheterias globais
Conforme destacado pela Variety, Sonic the Hedgehog 3, lançado em dezembro de 2024, se tornou o maior sucesso da franquia, arrecadando mais de US$ 422 milhões mundialmente. Isso eleva o total da série para mais de US$ 1 bilhão em bilheterias globais.
A trajetória de sucesso começou em 2020, com o primeiro filme arrecadando US$ 148 milhões no mercado doméstico e US$ 319,7 milhões no total global. A sequência, lançada em 2022, obteve resultados semelhantes, com US$ 319 milhões mundialmente.
Já o terceiro filme superou as expectativas, arrecadando US$ 218 milhões apenas nos EUA, além de ser bem recebido pelo público e crítica.
Além das bilheterias, a franquia gerou US$ 180 milhões em aluguéis e vendas digitais, mostrando força também no mercado de entretenimento doméstico.
Detalhes da produção e retorno do elenco
Todos os filmes da franquia foram dirigidos por Jeff Fowler e têm como destaque o trabalho de Jim Carrey como o vilão Dr. Robotnik e Ben Schwartz na voz de Sonic. Carrey, que havia sugerido sua aposentadoria após o terceiro filme, recentemente abriu a possibilidade de retornar para mais uma aventura.
A presença de Carrey é vista como crucial, dado o sucesso de sua interpretação excêntrica e carismática do antagonista.
Planos futuros para o universo Sonic
Além do sucesso cinematográfico, a Sega, criadora do personagem, está avaliando novas estratégias para expandir o universo do ouriço azul. Shuji Utsumi, presidente da empresa, mencionou recentemente o interesse em lançar um serviço de assinatura de jogos, mas descartou a possibilidade de novos consoles miniaturas no momento.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da Sega em explorar o potencial do Sonic não apenas nos jogos, mas também em diversas mídias.