Um avião de pequeno porte caiu na noite desta sexta-feira (31) sobre a Avenida Cottman, na Filadélfia, nos Estados Unidos, causando um rastro de destruição pela cidade. A aeronave atingiu casas, carros e deixou várias vítimas, com relatos de mortes confirmadas pelas autoridades.

Relatos de brasileiros

Robleito Andrade de Souza, mineiro de 43 anos que mora há 23 nos EUA, contou ao Correio que o avião caiu quase em cima de sua casa. “Está pegando fogo, no meio da avenida… Pegou fogo para tudo quanto é lado. A aeronave caiu quase em cima da minha casa. Era por volta de 18h10 (20h10 em Brasília). Eu estava no computador, escutei o barulho”, disse ele.

De acordo com Robleito, o avião de pequeno porte levava ao menos dois passageiros e caiu sobre carros e casas. “Saí para a rua para ver o que era e vi fogo subindo”, acrescentou. Ele também relatou que a avenida estava movimentada no momento do acidente, com muitas pessoas voltando do trabalho.

Marília Aparecida da Silva, natural de Belo Horizonte e moradora da Filadélfia há anos, contou que por pouco não foi atingida. “Eu estava passando na rua e caiu quase que na minha frente. Um carro bateu no poste. O céu ficou todo alaranjado. Vi ambulância passando atrás de mim. Deu aquele estouro. Peguei e saí correndo. A polícia chegou muito rápido e fechou a rua. Uma casa pegou fogo”, afirmou.

Cenas de terror e mortes confirmadas

José Luiz Neto Filho, outro brasileiro que testemunhou o acidente, descreveu a cena como aterrorizante. “Uma bola de fogo subiu e imaginei que era um avião. A terra tremeu na hora. Corri até lá e fiz uns vídeos. Lá, vi o terror. Uma sensação muito ruim. Tem vários vídeos de corpos espalhados”, relatou.

Ele acredita que a comunidade brasileira, grande na região, pode ter sido afetada. “Deve ter morrido muito brasileiro”, disse. Até o momento, as autoridades confirmaram seis mortes, mas relatos locais sugerem que o número pode ser maior.

Contexto de acidentes aéreos nos EUA

O acidente na Filadélfia ocorre dois dias após uma colisão entre um avião da American Airlines e um helicóptero em Washington, D.C., que resultou em 67 mortes. O incidente foi considerado o pior desastre aéreo nos EUA desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

No caso de Washington, o helicóptero estava em um “voo de treinamento” quando colidiu com o avião que pousava no Aeroporto Internacional Ronald Reagan. As aeronaves caíram no rio Potomac, e áudios divulgados pelo serviço de tráfego aéreo mostram os controladores tentando evitar a tragédia.

Investigações em andamento

As autoridades locais e federais já iniciaram as investigações sobre o acidente na Filadélfia. Equipes de resgate e bombeiros trabalham no local para controlar os incêndios e prestar assistência às vítimas.

Mostrar menosContinuar lendo