Estúdio realoca funcionários e reduz equipe enquanto Mass Effect 5 segue em pré-produção
A BioWare, estúdio responsável por franquias como Mass Effect e Dragon Age, sofreu uma redução drástica de pessoal nos últimos dois anos. De acordo com a Bloomberg, a desenvolvedora caiu de mais de 200 funcionários para menos de 100, consequência de cortes promovidos pela Electronic Arts (EA), sua empresa-mãe.
A reorganização veio após a conclusão de Dragon Age: The Veilguard, previsto para o final de 2024. Muitos funcionários, que acreditavam estar apenas temporariamente alocados em outros projetos da EA, foram informados recentemente de que sua transferência era definitiva. Isso significa que, para voltar à BioWare, precisarão se candidatar novamente.
O gerente geral do estúdio, Gary McKay, confirmou a reestruturação em uma publicação no blog da BioWare, afirmando que a equipe foi redistribuída devido ao estágio atual de desenvolvimento do próximo Mass Effect, que ainda não requer o suporte completo do estúdio.
Impacto e futuro da BioWare
Além da realocação de funcionários, cerca de uma dúzia de profissionais foi demitida, conforme relatado pela Bloomberg. A situação reflete a estratégia mais ampla da EA, que recentemente revisou sua previsão de receita após vendas abaixo do esperado de EA Sports FC 25 e Dragon Age: The Veilguard.
O RPG de fantasia da BioWare atraiu cerca de 1,5 milhão de jogadores nos primeiros dois meses após o lançamento, número que representa metade da expectativa da EA. Com esse desempenho, a distribuidora busca ajustar suas operações e investimentos.
Enquanto isso, uma equipe reduzida, composta por veteranos do estúdio, segue trabalhando na pré-produção de Mass Effect 5, e espera-se que a equipe cresça à medida que o projeto avança. Ainda não há informações concretas sobre a data de lançamento do novo título da franquia.