Walter Salles protagonizou um momento inesperado durante a premiação do Oscar 2025 ao vencer a categoria “Melhor Filme Internacional” por Ainda Estou Aqui. Durante uma coletiva de imprensa, o cineasta revelou que perdeu o papel onde havia escrito seu discurso e precisou improvisar na hora de subir ao palco.

? “Não sei se vocês repararam, mas eu fiquei ali com meus óculos sem ter o que ler”, brincou Salles.

Além disso, ele contou que usou a mesma roupa do Globo de Ouro na cerimônia como um amuleto da sorte. A conquista marcou a primeira vitória do Brasil no Oscar, tornando o momento ainda mais especial.

O discurso que Salles queria ter feito

Apesar do contratempo, o diretor fez questão de compartilhar na coletiva o discurso que havia preparado para a premiação. O texto, além de celebrar o cinema brasileiro, fazia uma forte defesa da democracia e da resistência contra regimes autoritários.

? Trecho do discurso de Walter Salles:

? “Obrigado, em nome do cinema brasileiro. Agradeço à Academia por reconhecer a história de uma mulher que, diante de uma tragédia causada por uma ditadura militar, optou por resistir para proteger sua família. Em um tempo em que tais regimes estão se tornando cada vez menos abstratos, dedico esse prêmio a Eunice Paiva e a todas as mães que, diante de tamanha adversidade, têm a coragem de resistir. Que nos ensinam a lutar sem perder a capacidade de sorrir, mesmo quando elas se sentem frágeis.”

? “Este prêmio também pertence a duas mulheres extraordinárias, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. Elas não apenas elevaram nosso filme, mas representam o fato de que a arte resistiu no Brasil. Governos autoritários surgem e desaparecem no esgoto da história. E livros, canções e filmes ficam conosco… Obrigado a todos, em nome do cinema brasileiro e latino-americano!! Viva a Democracia, Ditadura Nunca Mais!”

O discurso emocionou os jornalistas presentes, e Salles afirmou estar aliviado por finalmente poder dizer as palavras que queria ter dito no palco do Oscar.

Brasil disputou três categorias no Oscar 2025

Além da vitória em Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui concorria em outras duas categorias: Melhor Filme e Melhor Atriz (para Fernanda Torres). No entanto, ambos os prêmios foram para Anora, consolidando o longa de Sean Baker como um dos grandes vencedores da noite.

Mesmo sem levar as três estatuetas, a conquista de Walter Salles já entrou para a história do cinema nacional e reforça a força do Brasil no cenário cinematográfico mundial.

Mostrar menosContinuar lendo