A Square Enix confirmou que Life is Strange: Double Exposure não atingiu as expectativas de vendas, resultando em um impacto negativo significativo no balanço financeiro do ano fiscal de 2024. A empresa não divulgou números exatos, mas classificou o jogo como uma “grande perda”.
Resumo da situação:
- Vendas abaixo do esperado levaram a prejuízos financeiros para a Square Enix.
- O jogo não teve boa recepção, com notas baixas no Metacritic (73 da crítica, 4.3 dos usuários) e avaliação mista no Steam (57% de avaliações positivas).
- Críticas se concentraram na forma como a narrativa lidou com Max Caulfield e sua relação com Chloe, frustrando a base de fãs.
- O desempenho fraco afetou até os lucros obtidos com Dragon Quest 3 HD-2D Remake, que vendeu mais de 2 milhões de cópias desde novembro de 2024.
Recepção negativa do público
Antes do lançamento, a Square Enix apostava que o retorno de Max Caulfield atrairia os fãs da franquia. No entanto, decisões narrativas controversas desagradaram parte da comunidade, que sentiu que a história não respeitou o legado dos jogos anteriores.
Essa reação negativa já era esperada por alguns. Pouco antes do lançamento, Michel Koch, diretor do Life is Strange original, chegou a defender publicamente o novo jogo, alegando que a equipe criativa seguiu um caminho próprio.
Futuro da franquia está incerto
Nos créditos de Life is Strange: Double Exposure, havia uma mensagem sugerindo o retorno de Max Caulfield em futuros jogos. No entanto, o fraco desempenho de vendas pode comprometer os planos para uma continuação.
A Square Enix já tem um histórico de classificar jogos como fracassos financeiros, mesmo quando bem recebidos pela crítica, como foi o caso de Guardians of the Galaxy e alguns títulos da franquia Tomb Raider. Diante disso, a empresa pode adotar uma postura mais cautelosa quanto ao futuro da série Life is Strange.
Agora, resta esperar para ver se a Square Enix seguirá adiante com a franquia ou se o prejuízo afetará sua continuidade.