Em um dos maiores “e se” da história dos jogos licenciados, a adaptação de The Dark Knight para os videogames nunca se concretizou, apesar de quase ter sido realizada pela Monolith Productions. O projeto que estava sendo desenvolvido foi cancelado antes de sua conclusão, mas novos detalhes sobre ele surgiram recentemente, revelando o que poderia ter sido um jogo de Batman em um estilo original ambientado no universo de Christopher Nolan.

O jogo de Batman da Monolith Productions

Em um vídeo intitulado “My Time with Monolith”, a ex-gerente geral da WB Games, Laura Fryer, compartilhou algumas filmagens do título cancelado, revelando mais sobre o que o jogo teria oferecido aos fãs. O projeto de Batman era um jogo de mundo aberto, onde os jogadores poderiam explorar a cidade e realizar missões com a possibilidade de escolher diferentes abordagens, como combate direto ou furtividade. Embora o jogo tenha sido mantido em segredo durante o seu desenvolvimento, detalhes sobre ele começaram a aparecer com o tempo.

Fryer mencionou que o desenvolvimento teve início em um período paralelo ao de Batman: Arkham City, o aclamado jogo de Batman lançado em 2011, e destacou que as mecânicas de combate e furtividade seriam um dos pilares da experiência, similares ao que se viu mais tarde em títulos como Shadow of Mordor.

O motivo do cancelamento

A principal razão para o cancelamento do jogo foi a postura de Christopher Nolan, diretor da trilogia Batman de 2005 a 2012, que se opôs à ideia de um jogo baseado em sua versão do Cavaleiro das Trevas. Durante o desenvolvimento do jogo, a equipe de Monolith Productions finalmente teve a chance de conversar com Nolan, mas o diretor deixou claro que não queria que um título fosse baseado nos filmes de sua autoria, especialmente depois da experiência negativa com Batman Begins, que teve uma recepção mista.

Apesar do entusiasmo da WB Games e de vários membros da equipe, que estavam animados com a ideia, o jogo foi finalmente arquivado em 2011, um ano após o lançamento de Batman: Arkham City, quando a decisão foi tomada pela liderança da empresa. Fryer ainda comentou que houve conversas para adiar o jogo e lançá-lo após o lançamento de The Dark Knight Rises, mas isso nunca se concretizou.

O impacto e o futuro da equipe

Após o cancelamento do projeto, a equipe da Monolith Productions seguiu em frente, com muitos membros se transferindo para o desenvolvimento do MOBA baseado em O Senhor dos Anéis, Guardiões da Terra Média. No entanto, o conceito de jogo e as ideias que surgiram nesse projeto cancelado influenciaram outros títulos que a Monolith viria a desenvolver, incluindo os jogos da franquia Middle-earth, como Shadow of Mordor.

Embora o jogo de The Dark Knight não tenha visto a luz do dia, as revelações de Fryer ajudam a entender o potencial que ele tinha de oferecer uma experiência de Batman diferente das outras já existentes no mercado.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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