A Nintendo confirmou que o Nintendo Switch 2 não contará com um sistema de conquistas universal, frustrando expectativas de longa data dos fãs. Embora algumas experiências individuais terão funcionalidades semelhantes, a empresa segue sua tradição de não incorporar recompensas globais por progressos em jogos.

Durante uma entrevista ao site Polygon, o vice-presidente de experiência do jogador e do produto da Nintendo, Bill Trinen, foi categórico ao responder se o novo console traria uma plataforma integrada de conquistas. “Não”, afirmou, encerrando as especulações sobre uma possível mudança de postura da empresa nesse aspecto.

Zelda terá conquistas — mas fora do console

Apesar da ausência de conquistas em nível de sistema, a Nintendo introduzirá um sistema de recompensas específicas para dois títulos de peso: The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e The Legend of Zelda: Breath of the Wild, ambos com edições exclusivas para o Switch 2.

Esses jogos receberão suporte ao novo aplicativo móvel Zelda Notes, incluído no Nintendo App, que permitirá aos jogadores acompanhar seu progresso por meio de uma lista de conquistas dentro do próprio app — não no console. Entre as atividades rastreadas estão a coleta de armas, número de santuários concluídos e outros marcos dentro do jogo.

Além das conquistas tradicionais, o aplicativo contará com um sistema de medalhas, premiando os jogadores por atingir metas específicas. Será possível ainda comparar os resultados com amigos ou outros jogadores globalmente.

Uma abordagem distinta da concorrência

Enquanto Sony e Microsoft popularizaram conquistas e troféus como parte integrante da experiência de jogo, a Nintendo opta por manter sua filosofia voltada à diversão sem métricas externas. O Nintendo Switch original já havia seguido essa linha, e o sucessor continuará na mesma direção, mesmo diante de pedidos da comunidade.

O Nintendo Switch 2 foi revelado na semana passada, com novidades na interface do usuário, melhor desempenho gráfico, e o novo recurso GameChat, que permitirá comunicação por voz nativa entre jogadores.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor