Empresa diz que usuários nunca “possuíram” o game e que desligamento dos servidores seguiu termos contratuais

A Ubisoft respondeu oficialmente à ação coletiva movida por consumidores após o encerramento do jogo “The Crew”, defendendo que os jogadores sabiam, desde o início, que o game dependia de servidores online e que a empresa se reservava o direito de encerrar o serviço.

A resposta legal, apresentada em fevereiro de 2025, só veio a público agora graças a um relatório do Polygon. No processo, os autores Matthew Cassell e Alan Liu alegam que foram enganados ao comprarem o jogo, que teve seus servidores desligados no final de 2023. Eles argumentam que o código de ativação incluso nas mídias físicas, com validade até 2099, indicaria que o acesso ao jogo seria garantido até essa data.

O advogado da Ubisoft, Steven A. Marenberg, rejeita a alegação e afirma que o contrato era claro: o jogo exigia conexão permanente com a internet e poderia ser desativado a critério da empresa com 30 dias de aviso. “Os autores tiveram acesso ao jogo por anos antes da decisão de desativá-lo. Receberam o benefício do contrato e não podem agora alegar terem sido enganados”, defende.

A queixa alterada também menciona que a moeda virtual do jogo se assemelha a vales-presente, que não podem expirar de acordo com a lei da Califórnia — onde o processo foi aberto. A Ubisoft discorda e solicita o arquivamento imediato da ação antes mesmo de um julgamento.

Movimento Stop Killing Games segue em paralelo

Importante destacar que a ação coletiva não está ligada diretamente à campanha Stop Killing Games, movimento que defende leis que obriguem empresas a manter modos offline ou liberar servidores personalizados após o fim do suporte. A polêmica inspirou mudanças: a Ubisoft já adicionou modos offline em The Crew 2 e The Crew Motorfest, mas se recusa a fazer o mesmo com o game original.

O resultado do processo agora está nas mãos da justiça americana, que decidirá se há mérito para levar a ação adiante ou se acata o pedido de arquivamento da Ubisoft.

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