Vocalista foi vaiado ao gritar “sem anistia” em show em Minas Gerais; declarações causaram reação negativa e cancelamentos em série
A banda Ira! teve quatro shows cancelados na região Sul do Brasil após uma onda de boicotes virtuais organizada por apoiadores da direita. A mobilização teve início após uma declaração polêmica do vocalista Nasi durante uma apresentação em Contagem (MG), no dia 29 de março, quando ele gritou “sem anistia” em referência à punição dos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
O posicionamento político do cantor provocou vaias imediatas da plateia, às quais ele respondeu de forma contundente. “Tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Se você é reacionário, se é bolsonarista, por favor, vá embora. Não venha mais aos nossos shows, não compre nossos discos”, disse, em tom inflamado, ao microfone.
Cancelamentos em série e boicote organizado
A repercussão nas redes sociais foi imediata, e grupos ligados à direita passaram a organizar campanhas de boicote contra a banda. A produtora 3L Entretenimento, responsável pela turnê, anunciou oficialmente o cancelamento das apresentações em Jaraguá do Sul (SC), Blumenau (SC), Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS).
Segundo a empresa, os ingressos estavam sendo vendidos normalmente até o episódio. Após a polêmica, foram registradas diversas solicitações de reembolso, desistências de patrocinadores e intensificação do boicote.
Reação da banda
Procurada pela imprensa, a assessoria do Ira! lamentou os acontecimentos e reconheceu que a resposta de Nasi foi precipitada, mas contextualizou: “Foram sete músicas sendo provocados antes da reação dele. O Nasi não teve uma boa reação, e já admitimos isso. Não estamos felizes”, disse a equipe.
A banda também informou que os shows serão remarcados futuramente e prometeu refletir sobre os acontecimentos. “Vamos aprender a não reagir da mesma forma aos ataques que sempre recebemos”, concluiu.
Leia na íntegra a nota do cancelamento
Aviso
Informamos que, devido aos últimos acontecimentos envolvendo a banda Ira, não temos outra alternativa a não ser os cancelamentos dos shows nas cidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Caxias do Sul e Pelotas.
Recebemos inúmeros pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos, desistência de patrocinadores e o risco claro de não progressão das vendas até as datas dos shows.
Lamentamos o ocorrido. Somos uma produtora com mais de 30 anos de mercado e nosso principal patrimônio é o público, e este deve ser muito bem tratado por nós, produtores, e pelos artistas, que deveriam subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos.
A quem adquiriu os ingressos antecipadamente, os valores serão automaticamente restituídos, conforme as formas de pagamentos realizadas, diretamente pelo sistema de ingressos no prazo de até 30 dias.
3L Entretenimento