O sucesso de Indiana Jones and the Great Circle, da MachineGames, pode render uma franquia completa, segundo Phil Spencer, chefe da divisão Xbox. Em entrevista à Variety, o executivo evitou confirmar diretamente uma sequência do jogo recém-lançado, mas deixou claro que há potencial para expandir a história do famoso arqueólogo no mundo dos games.

“Achamos que há vida nessa franquia, e vou deixar por isso mesmo”, disse Spencer, sugerindo planos para o futuro da IP.

MachineGames e o desafio de adaptar uma lenda

Spencer elogiou o trabalho da MachineGames, conhecida pela série Wolfenstein, por ter conseguido criar algo “tão único” dentro de um universo pré-existente. O jogo, baseado no icônico personagem do cinema interpretado por Harrison Ford, conseguiu conquistar o público com uma abordagem inovadora e respeitosa ao legado da franquia.

Xbox quer mais IPs originais

Apesar do sucesso com Indiana Jones, Spencer foi categórico ao afirmar que o foco do Xbox a longo prazo está em IPs próprias. Ele quer ver mais jogos nascendo dentro da casa, com universos e personagens inéditos criados pelas equipes da Xbox Game Studios.

“No futuro, também quero dar às equipes a capacidade de criar nossos próprios jogos e franquias”, declarou.

Dois exemplos recentes desse compromisso são Avowed, da Obsidian Entertainment, e South of Midnight, da Compulsion Games, ambos desenvolvidos internamente.

Multiplataforma e foco nos jogos

O executivo também confirmou que Indiana Jones and the Great Circle será lançado para PlayStation em breve, marcando mais um passo da estratégia multiplataforma da Microsoft. Ainda assim, Spencer reforçou que o foco da empresa permanece firme nos jogos, mesmo com o sucesso de adaptações como o filme de Minecraft, previsto para este ano.

“Somos uma organização de videogames”, afirmou. “Se outras oportunidades surgirem, ótimo. Mas começamos a maioria das nossas IPs pensando em como elas vão funcionar como videogames.”

O futuro do Xbox: entre legado e inovação

O sucesso de Indiana Jones and the Great Circle mostra que há espaço para reviver franquias clássicas nos videogames. Mas a visão de Phil Spencer é clara: o futuro do Xbox passa por inovação e criação de novos mundos, com o objetivo de transformar o Xbox não apenas em uma plataforma, mas em um celeiro de propriedades intelectuais originais e duradouras.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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