Você não leu errado: o último domingo (27) foi marcado por um evento absolutamente inusitado na cidade costeira de De Panne, na Bélgica. A localidade sediou a quinta edição do Campeonato Europeu de Gritos de Gaivota, reunindo 60 participantes de diferentes países que disputaram quem conseguia imitar com mais precisão e carisma o som e o comportamento dessas aves costeiras.

Organizado em três categorias — júnior, adulto e colônia — o concurso avaliou os concorrentes com base na fidelidade do som, no comportamento e na criatividade nas fantasias, oferecendo ao público um espetáculo que mesclou humor, originalidade e uma boa dose de consciência ambiental.

A grande vencedora na categoria adulta foi Anna Brynald, da Dinamarca, que encantou os jurados com uma performance entusiasmada, tanto no som quanto nos gestos típicos de uma gaivota. “Eu ganhei”, celebrou ela em suas redes sociais após receber a medalha de ouro do campeonato.

Muito mais do que uma brincadeira

Apesar de parecer apenas uma competição excêntrica ou cômica, o evento tem um objetivo sério: mudar a percepção negativa sobre as gaivotas. Frequentemente vistas como aves barulhentas e invasivas, as gaivotas têm um papel ecológico essencial nos ambientes costeiros. Segundo a CNN, o campeonato visa promover uma imagem mais simpática das aves, reforçando sua importância para o equilíbrio ambiental.

Com direito a performances teatrais e fantasias elaboradas, o campeonato não apenas diverte, mas também educa o público sobre biodiversidade e convivência urbana com animais silvestres.

Se depender do sucesso da edição deste ano, os gritos de gaivota ainda terão muito espaço para ecoar pelos céus da Europa. Quem sabe o Brasil não entra nessa onda em breve?

Mostrar menosContinuar lendo