Hideo Kojima, criador de Death Stranding e da icônica série Metal Gear, revelou em entrevista à VGC que já possui um conceito para Death Stranding 3 — mas surpreendeu ao afirmar que não pretende dirigir o próximo jogo da franquia.
Aos 61 anos, Kojima está prestes a lançar Death Stranding 2: On the Beach, exclusivo para PlayStation 5, e tem uma agenda lotada: está trabalhando em OD, seu projeto com a Xbox Game Studios; em um novo jogo de espionagem para PlayStation; e em uma adaptação cinematográfica de Death Stranding.
“Já tenho o conceito, mas não o farei sozinho”
Apesar da intenção de não liderar diretamente o projeto, Kojima não descartou o futuro da série. Ele mencionou a introdução de um novo elemento em On the Beach, chamado “Plate Gates”, que pode abrir a porta para sequências situadas em diferentes países e culturas.
“Se eu usar esse conceito, posso fazer sequências infinitas”, disse. “Não tenho planos agora, mas já tenho um conceito. Não vou fazê-la sozinho, mas, se eu a passar para outra pessoa, ela provavelmente conseguiria.”
Reflexão pós-pandemia molda Death Stranding 2
Kojima também compartilhou como a pandemia de COVID-19 impactou profundamente a direção narrativa de Death Stranding 2. Segundo ele, o slogan do novo jogo — “Não deveríamos ter nos conectado” — reflete uma visão mais crítica sobre a era digital e a hiperconectividade.
O primeiro Death Stranding, lançado antes da pandemia, pregava a conexão entre pessoas como resposta ao isolamento crescente no mundo moderno. Contudo, após vivenciar o confinamento e os impactos sociais da digitalização extrema, Kojima repensou esse otimismo.
“Depois de criar um jogo com o tema ‘vamos nos conectar’, tivemos a pandemia. Então comecei a pensar: ‘Talvez não seja tão bom se conectar tanto’.”
Kojima critica o caminho trilhado por tecnologias como o metaverso e o trabalho remoto, dizendo que a interação humana espontânea e física está sendo substituída por uma forma artificial de conexão, que, segundo ele, “não deveria ser assim”.
Símbolos e prenúncios em On the Beach
Como é comum em seus jogos, Kojima revela que muitos dos temas de Death Stranding 2 estão escondidos em símbolos, visuais e detalhes narrativos, incluindo o próprio logotipo do jogo. Enquanto no primeiro jogo os fios pendiam para baixo — simbolizando conexão com o mundo —, agora os fios vêm de cima, evocando uma transformação na mensagem central.
“Quando você realmente começa a pensar sobre o que significa se conectar, você começa a se perguntar…”