Martin Scorsese, um dos maiores nomes do cinema quando o assunto é máfia, nunca escondeu sua indiferença por Família Soprano, uma das séries mais aclamadas da história da TV. E agora, o próprio criador da série, David Chase, está falando abertamente sobre isso.
Durante participação no podcast It Happened in Hollywood, do The Hollywood Reporter, Chase confirmou que Scorsese não é fã da série da HBO – algo que o diretor já havia mencionado em uma entrevista à Sight & Sound, em 2019. Segundo Chase, o motivo teria a ver com as diferenças culturais e geográficas entre os subúrbios de Nova Jersey e a Nova York urbana e étnica que moldou o universo cinematográfico de Scorsese.
“Não entendo”
“Marty Scorsese não gosta da série. Ele disse: ‘Não entendo – é como se fossem todas essas árvores e essas coisas’”, revelou Chase. Segundo o criador, o diretor de Os Bons Companheiros nunca se conectou com a representação suburbana da máfia apresentada na série. Em suas próprias palavras, Scorsese teria dito:
“Acho que só vi um episódio… Eles moram em Nova Jersey, com as casas grandes? Não entendo. Usam palavrões na frente das filhas na mesa de jantar? Eu simplesmente não cresci assim.”
Duas visões sobre o crime
David Chase acredita que a origem do estranhamento está nas diferentes realidades que cada um retratou. Enquanto Scorsese cresceu em Little Italy, Nova York, com a máfia das Cinco Famílias como pano de fundo, Chase cresceu nos subúrbios de Nova Jersey, onde havia ramificações locais do crime organizado, mas com outra dinâmica social.
“As pessoas vão para os subúrbios para construir casas luxuosas, plantar árvores e coisas assim. É simples assim. Era real para aquele lugar. Como o dele é real para o dele.”
Mesmo assim, a rejeição de Scorsese surpreende parte do público, já que muitos episódios de Família Soprano fazem referências diretas aos filmes do diretor, incluindo uma cena com um sósia de Scorsese na primeira temporada. Além disso, Os Bons Companheiros – um de seus maiores clássicos – também tem cenas ambientadas em regiões verdes do estado de Nova York e Nova Jersey, os mesmos espaços que ele diz “não entender” na série.
Respeito mútuo, mas sem conversa
Chase confirmou que já encontrou Scorsese pessoalmente, mas nunca conversaram sobre Família Soprano. Quando questionado sobre o desinteresse do diretor, ele responde com simplicidade:
“Não sei. Você tem que perguntar a ele.”
Enquanto isso, Família Soprano permanece como um marco da TV moderna, tendo vencido 21 prêmios Emmy e influenciado profundamente a forma como dramas adultos são escritos e produzidos até hoje.