A franquia de terror Premonição (Final Destination) é amplamente conhecida e querida pelos fãs do gênero. E nesta semana, a série retorna aos cinemas com um novo capítulo muito aguardado.
Porém, há um detalhe pouco conhecido que torna a origem da franquia ainda mais fascinante: o primeiro filme de Premonição é na verdade um episódio rejeitado da clássica série Arquivo X transformado em filme!
Provavelmente você leitor também não sabia desta informação, então vamos desembrulhar isso a fundo aqui:
A VERDADE ESTA AQUI
O roteirista Jeffrey Reddick, fã da série Arquivo X, escreveu um roteiro não encomendado chamado Flight 180 (sim, o mesmo número do voo no primeiro filme de Premonição), com a intenção de que fosse um episódio da série. Na história original, um agente do FBI impedia alguém de embarcar no voo após ter uma premonição de que o avião iria explodir.
A ideia central sobre o vôo 180 permaneceu intacta no filme, a diferença é que, em vez de Mulder e Scully, acompanhamos um grupo de adolescentes tentando escapar da morte.
EVOLUÇÃO
Glen Morgan e James Wong, produtores e roteiristas veteranos de Arquivo X, se interessaram pelo conceito. Eles haviam escrito e dirigido diversos episódios da série, inclusive ambos foram responsáveis por diversos episódios marcantes da série, incluindo “Home” e “Beyond the Sea” (Ótimos episódios que todo fã do gênero deveria ver aliás).
A dupla viu no roteiro de Reddick um potencial para algo maior. Em vez de adaptá-lo como um episódio, eles decidiram transformá-lo em um longa-metragem para a New Line. Assim nasceu Premonição (2000), com direção de James Wong e roteiro de Wong, Morgan e Reddick.
NADA É COINCIDÊNCIA
Aqui estão os fatos! No primeiro Premonição temos: Investigação sobre eventos inexplicáveis, Tensão crescente e mistério, Presença do FBI e autoridades céticas, Atmosfera sombria e estética fria. Tudo isso parece bem familiar não acham? É porque o filme remete diretamente à estrutura de um episódio típico de Arquivo X, como Reddick havia escrito originalmente.
EU QUERO ACREDITAR
Além de Glen Morgan e James Wong, outros nomes envolvidos no filme também tinham ligação com Arquivo X. Robert Wisden, que interpreta o Sr. Waggner em Premonição, também participou do episódio “Revelations” da terceira temporada da série.
E claro, também temos a presença do ex editor de Arquivo X, James Coblentz, na sala de edição do longa.
CASO DA SEMANA
É inegável que Premonição também remete ao estilos dos episódios chamados de “monster-of-the-week” de Arquivo X — episódios mais isolados que apresentam um mistério sobrenatural específico. A ideia da Morte ser uma força invisível que persegue os sobreviventes, quase como uma entidade maligna, seria perfeitamente compatível com as ameaças que os agentes Mulder e Scully investigam na série.
CONEXÃO INDIRETA
Em ambos Premonição e em Arquivo X, o saudoso Tony Todd aparece e dá vida a personagens misteriosos e sinistros. Embora não haja uma confirmação oficial de que ele foi escalado por causa de Arquivo X, é inegável o fato de que ambos Glen Morgan e James Wong já conheciam o trabalho de Tony Todd por causa da série, porque eles eram roteiristas/produtores de Arquivo X quando o episódio com Tony Todd foi gravado.
Com isso, tornando altamente provável que sua participação em Arquivo X tenha influenciado a decisão. Afinal vendo sua participação na série, é inegável que ele era uma escolha natural para interpretar uma figura mística e ameaçadora como o misterioso agente funerário Bludworth, não acham?
Revisitando toda essa história sobre a criação do icônico Premonição (2000), nos fazer lembrar que o DNA de Arquivo X vive até hoje na essência de Premonição — uma franquia que nos lembra que escapar da morte pode ser apenas o começo do terror.
"Todas essas lembranças se apagarão com o tempo, como lágrimas na chuva"
Citação de um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, Blade Runner - O Caçador de Androides.

