Filme estrelado por Wagner Moura estreou em Cannes e chega aos cinemas norte-americanos ainda em 2025
A distribuidora norte-americana Neon anunciou a aquisição dos direitos de exibição nos Estados Unidos do aguardado thriller político “Agente Secreto”, novo filme do aclamado cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho. O longa, falado em português, teve sua estreia mundial na competição oficial do Festival de Cannes, no último domingo, 18 de maio, e será lançado nos cinemas dos EUA ainda este ano, segundo a distribuidora.
Ambientado no Recife em 1977, “Agente Secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal durante o carnaval com o objetivo de reencontrar o filho pequeno e fugir do país, mas acaba se vendo cercado por assassinos de aluguel e agentes federais. O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leon, Carlos Francisco, Alice Carvalho e Hermila Guedes.
Terceira vez de Mendonça Filho na competição de Cannes
Este é o terceiro longa-metragem de Kleber Mendonça Filho a competir pela Palma de Ouro. O diretor estreou na mostra principal com Aquarius (2016) e voltou em 2019 com Bacurau, codirigido com Juliano Dornelles, que recebeu o Prêmio do Júri. Em 2023, seu documentário Imagens de Fantasmas foi exibido em sessão especial do festival.
“Agente Secreto” também marca o retorno de Wagner Moura ao cinema em língua portuguesa, após um período dedicado a projetos internacionais.
Produção e distribuição
O filme é uma coprodução entre Cinemasópio, MK Productions, Lemming Film e One Two Films. A distribuição internacional está a cargo da MK2 Films, com Fionnuala Jamison à frente das negociações. O acordo de aquisição nos EUA foi fechado por Sarah Colvin e Jeff Deutchman, da Neon.
Entre os produtores estão Emilie Lesclaux, Nathanaël Karmitz, Elisha Karmitz, Fionnuala Jamison, Olivier Barbier, Leontine Petit, Erik Glijnis, Fred Burke e Sol Bondy.