Um spin-off ágil com raízes profundas na era Dark Souls

Embora Elden Ring: Nightreign tenha sido desenvolvido de forma significativamente mais rápida do que o jogo-base, suas origens remontam a um período bem mais distante. Em entrevista ao GamesRadar+, Junya Ishizaki, diretor de Nightreign e veterano da FromSoftware, revelou que a concepção do projeto começou ainda durante o desenvolvimento de Dark Souls 3, em 2016.

“Eu tinha uma imagem muito vaga desse tipo de jogo que queria fazer desde aquela época”, conta Ishizaki, que participou como designer de combate e níveis desde o Dark Souls original. Mas foi apenas com a produção de Elden Ring que as ideias começaram a tomar forma: “A abrangência do mundo, a variedade de inimigos e builds… tudo isso me mostrou que esse universo era um ótimo lugar para expandir minhas ideias.”

De designer a diretor: o nascimento de uma nova liderança na FromSoftware

O incentivo para assumir a direção de Nightreign veio diretamente de Hidetaka Miyazaki, presidente da FromSoftware e criador de Elden Ring. Ainda assim, Ishizaki admite que, no início, não se via como diretor: “Eu apenas pensei que isso poderia ser algo interessante para nós.” Hoje, depois de sua estreia bem-sucedida na direção, ele já vislumbra novos desafios criativos: “Eu adoraria dirigir outro título no futuro… talvez algo mais independente, fora do universo de Elden Ring.”

Como fã declarado de experiências multijogador, Ishizaki também demonstrou interesse por projetos que se afastem da filosofia tradicional da FromSoftware, abrindo espaço para mecânicas e estruturas menos ortodoxas. Mas, fiel ao estilo de criação da casa, ele destaca a importância do processo iterativo: “Eu jogo e sinto o que o jogo quer ser enquanto o desenvolvo. Foi assim com Nightreign.”

A essência de Nightreign foi descoberta no processo

Sobre o desafio de transformar ideias em um jogo coeso, Ishizaki revela um processo de desenvolvimento guiado por tentativa, erro e intuição: “Todos os dias você tenta encontrar algo novo e divertido para se apegar, algo que te dê motivação para continuar.” Para ele, Nightreign foi moldado na experimentação constante — e o mesmo deverá ocorrer em seus projetos futuros.

O que esperar do futuro de Ishizaki e da FromSoftware?

O sucesso e a recepção positiva de Nightreign posicionam Junya Ishizaki como um novo nome forte na FromSoftware, e sua abertura para explorar ideias fora dos limites de Elden Ring ou mesmo da fantasia sombria tradicional pode sinalizar caminhos inesperados para o estúdio.

Seja com uma nova IP, uma abordagem ousada de multiplayer ou uma ruptura criativa total, o próximo projeto de Ishizaki tem potencial para expandir ainda mais a influência da FromSoftware no cenário global dos RPGs — sem abrir mão da identidade enraizada na dificuldade, na experimentação e na visão artística autoral.

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