A CD Projekt Red ofereceu aos fãs um vislumbre do futuro da franquia “The Witcher” durante a apresentação State of Unreal nesta terça-feira (3/6). Desenvolvedores do estúdio subiram ao palco para exibir uma “mostra tecnológica ambientada no mundo de Witcher 4”, que demonstrou o poder da Unreal Engine 5 rodando em um PlayStation 5 com ray tracing habilitado e a 60 quadros por segundo. Embora não confirmado como gameplay final, o material exibido destacou o potencial visual e técnico do próximo grande RPG da saga, que terá Ciri como protagonista.

Kovir em detalhes: O poder da Unreal Engine 5 e a exploração com Ciri

A demonstração tecnológica focou em Ciri, a aguardada protagonista do novo jogo, enquanto ela explorava uma cidade na terra de Kovir – local confirmado pela CD Projekt Red como um dos cenários da aventura. A interação de Ciri com NPCs e a riqueza de detalhes do ambiente, como um mercado movimentado com barracas elaboradas, serviram para ilustrar a capacidade da Unreal Engine 5 de renderizar cenas significativamente mais complexas com um custo energético otimizado.

Além dos cenários, o sistema de animação redesenhado também foi um destaque. Utilizando Ciri montando em seu cavalo como exemplo, foi demonstrado como o jogo se adaptará ao ângulo de aproximação do jogador para produzir uma animação personalizada e natural. “Começamos nossa parceria com a Epic Games para impulsionar a tecnologia de jogos de mundo aberto”, afirmou Michał Nowakowski, co-CEO da CD Projekt Red. “Mostrar esta prévia do trabalho que temos feito usando a Unreal Engine rodando a 60 FPS no PlayStation 5 é um marco significativo — e uma prova da excelente cooperação entre nossas equipes.”

Ciri como protagonista: CDPR aborda a “controvérsia” e defende a escolha

A decisão de colocar Ciri como personagem principal do novo “The Witcher”, revelada no primeiro trailer do jogo durante o The Game Awards em dezembro de 2024, gerou debates entre os fãs da série, muitos dos quais expressaram saudades de jogar com Geralt de Rívia. Em entrevista à VGC, o diretor narrativo Phillipp Weber reconheceu essa “controvérsia”.

“Acho que sabíamos que isso poderia ser controverso para algumas pessoas porque, claro, nos três jogos anteriores de The Witcher, Geralt era o protagonista e acho que todos realmente adoravam jogar como Geralt”, disse Weber. Ele considerou a preocupação dos fãs “legítima” e afirmou que a equipe está empenhada em provar que a escolha por Ciri foi acertada. “A melhor coisa que podemos fazer… é provar que, com Ciri, podemos fazer muitas coisas interessantes para que possamos realmente fazer valer a pena, porque essa decisão de ter Ciri como protagonista não foi tomada ontem, começamos a fazer isso há muito tempo.”

O futuro da franquia The Witcher e a ambição da CD Projekt Red

A demonstração na State of Unreal, embora técnica, reforça a ambição da CD Projekt Red para o futuro da franquia “The Witcher”. A parceria com a Epic Games e a adoção da Unreal Engine 5 são passos estratégicos para elevar o padrão de seus RPGs de mundo aberto. Michał Nowakowski ressaltou que o trabalho está longe de terminar: “Estou ansioso para ver mais avanços e tecnologias inspiradoras dessa parceria à medida que o desenvolvimento de The Witcher 4 na Unreal Engine 5 continua.”

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor