A IO Interactive, aclamado estúdio por trás da trilogia “Hitman”, abriu o jogo sobre sua ambiciosa abordagem para “007: First Light”, o aguardado título que contará a história de origem de James Bond. Em uma entrevista durante o Summer Game Fest, a equipe revelou que a decisão de explorar os primeiros anos do espião foi deliberada, visando criar um personagem “mais identificável” para o público de videogames e explorar um território narrativo virgem na longa história do personagem.
A origem de um ícone: a aposta em um Bond “mais identificável”
Diferente do agente secreto impecável e experiente que o público conhece, “007: First Light” apresentará James Bond antes mesmo de ele conquistar sua icônica licença para matar, o status ’00’. Segundo Jonathan Lacaille, diretor da franquia 007 no estúdio, esta fase da vida de Bond “não foi muito abordada”, o que a torna a “parte mais emocionante” do projeto.
“Temos uma história para contar que as pessoas provavelmente estão muito curiosas para descobrir”, disse Lacaille. “Quais são os eventos e as pessoas que moldaram o personagem [James Bond] que é hoje? Ele sempre foi o mulherengo que é ou o homem forte que é?”. O Bond de “First Light” será um jovem agente com muito potencial, mas ainda em formação. “Há muita juventude nele, então talvez alguma imprudência às vezes”, explicou o diretor. “E ele tem muito charme, mas ainda não sabe como usá-lo. Ele talvez não seja tão eficiente quanto um Bond [posterior] seria”.
Essa escolha, segundo Lacaille, tem o objetivo de conectar o personagem com um público de jogos que pode ser “mais jovem do que a franquia Bond está acostumada”, oferecendo um ponto de entrada novo e mais humano para a saga.
Liberdade criativa e desenvolvimento acelerado
A decisão de não adaptar um livro ou filme específico deu à IO Interactive uma imensa liberdade criativa, o que, paradoxalmente, acelerou o desenvolvimento. “Não é uma adaptação nem nada […] mas é isso que nos permitirá fazer um ótimo jogo, porque assim teremos muita liberdade que se encaixará na mecânica de jogo”, afirmou Lacaille.
Após um longo período de silêncio desde seu anúncio inicial, muitos fãs temiam que o projeto estivesse estagnado. No entanto, o diretor garantiu que o jogo está “bem avançado desde que o anunciamos” e “parece fantástico”, com um lançamento agora previsto para 2026.
Universo próprio: a clara separação entre o Bond da IO e “Hitman”
Recentemente, a IO Interactive incluiu o icônico vilão de “Cassino Royale”, Le Chiffre, como um Alvo Escorregadio em “Hitman”, gerando especulações sobre um possível universo compartilhado. No entanto, a equipe fez questão de desmentir essa teoria.
“O que você viu em First Light é um Bond completamente original e um universo completamente original”, esclareceu Martin Ansdal, designer sênior de níveis de “Hitman”. “Acho que eles querem, de verdade, criar um Bond para videogames, e esse universo precisa ser distinto e separado. Então, não há planos para crossovers.” Ansdal explicou que o Le Chiffre de “Hitman” é o personagem do universo dos filmes de Daniel Craig, e sua presença no mundo de “007: First Light” criaria uma confusão desnecessária sobre qual cânone está sendo seguido.
A filosofia da IO: criando experiências únicas de espionagem
A presença de Le Chiffre em “Hitman” foi mais uma oportunidade de criar uma experiência única, algo que é central para a filosofia do estúdio. “Quando vou trabalhar, não tento criar ‘conteúdo’. Tento fazer algo especial, algo que não existe em outros jogos”, disse Ansdal, citando um exemplo hilário da liberdade de “Hitman”: “Nenhum outro jogo fará você se vestir de flamingo e matar Le Chiffre com uma casca de banana”.
Essa mentalidade de criar “caixas de areia” complexas, onde a criatividade do jogador é a principal ferramenta, é exatamente o que empolga os fãs sobre o futuro “007: First Light”. A expectativa é que a IO Interactive entregue não apenas um jogo de ação, mas um verdadeiro simulador de espionagem, onde a inteligência e a furtividade serão tão importantes quanto a pontaria, honrando tanto o legado de James Bond quanto a excelência em design do estúdio.