A trágica queda do voo A171 da Air India em Ahmedabad, que vitimou mais de 200 pessoas, trouxe à tona uma história de sobrevivência tão extraordinária que parece saída de um roteiro de cinema. Vishwash Kumar Ramesh, de 40 anos, o único sobrevivente conhecido do desastre, tornou-se um fenômeno na internet após sua história ser comparada à do filme “Corpo Fechado” (2000), do diretor M. Night Shyamalan.
The lone survivor of the Air India 171 tragedy literally walked out of the crash site. Reminds me of M. Night Shyamalan’s movie Unbreakable! pic.twitter.com/cbBXol5SiH
— THE SKIN DOCTOR (@theskindoctor13) June 12, 2025
O milagre no assento 11A
Vishwash Kumar Ramesh estava no assento 11A do Boeing 787-8 que caiu minutos após a decolagem na última quinta-feira, 12 de junho. Enquanto as equipes de resgate recuperavam corpos em meio aos destroços, ele foi encontrado com vida e, segundo relatos, saiu andando da cena do acidente com ferimentos relativamente leves, antes de ser levado ao hospital.
“Quando me levantei, havia corpos ao meu redor. Fiquei com medo. Me levantei e corri. Havia pedaços do avião por todo lado. Alguém me segurou, me colocou em uma ambulância e me trouxe ao hospital”, disse Ramesh em uma entrevista ao jornal Hindustan Times de seu leito hospitalar. Seu irmão, Nayan Kumar Ramesh, que mora na Inglaterra, conversou com ele por telefone e relatou a confusão do sobrevivente: “Ele não faz ideia de como saiu desse avião”.
A vida imita a arte: as semelhanças com “Corpo Fechado”
As semelhanças com o filme de M. Night Shyamalan são impressionantes e foram imediatamente apontadas por internautas. No longa, o personagem David Dunn, interpretado por Bruce Willis, é o único sobrevivente de um terrível acidente de trem, o Eastrail 177. Assim como Vishwash, ele escapa sem nenhum arranhão e também é pai de um filho. A coincidência de ambos estarem em assentos numerados (11A no avião, 3E no trem) apenas adicionou mais combustível à teoria.
“Corpo Fechado” explora a ideia de que David Dunn seria um super-herói da vida real, uma pessoa com uma resistência sobre-humana que nunca adoece ou se machuca. A jornada do personagem é descobrir e aceitar essa condição extraordinária.
A reação viral e o “Corpo Fechado Indiano”
A internet não perdeu tempo em fazer a conexão. “O sobrevivente solitário da tragédia do Air India 171 literalmente saiu andando da cena do acidente. Me lembra o filme ‘Corpo Fechado'”, escreveu um usuário no X (antigo Twitter). “Seu nome é Vishwash Kumar Ramesh e ele é o Corpo Fechado”, apontou outro.
A comparação viralizou a ponto de surgirem memes e até mesmo um cartaz de filme fictício, gerado por inteligência artificial, mostrando um homem indiano com um figurino semelhante ao de Bruce Willis no longa, com os dizeres “Air India, Unbreakable” (“Air India, Corpo Fechado”).