O influenciador digital Jon Vlogs, de 25 anos, finalmente está deixando a Croácia. Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, ele publicou em suas redes sociais um vídeo em que aparece embarcando em um avião comercial ao lado de seus amigos, encerrando um capítulo conturbado que incluiu uma briga, uma prisão e oito dias de detenção no país europeu.
O fim da saga na Croácia
Sem revelar o destino final da viagem, ele marcou apenas a cidade de partida: Split, na Croácia, o local onde a confusão aconteceu. O vídeo mostra o influenciador e seus amigos em um clima de alívio, após dias de grande tensão e incerteza.
A partida ocorre apenas dois dias após ele ter sido liberado pela polícia croata e um dia depois de ele ter se pronunciado publicamente pela primeira vez sobre o caso.
O pronunciamento e o “mal-entendido”
Na manhã de terça-feira (17), Jon Vlogs quebrou o silêncio para tranquilizar seus milhões de seguidores. Ele classificou o grave incidente, que segundo relatos de seu amigo envolveu uma “briga generalizada”, como um “mal-entendido”.
“Passando aqui pra tranquilizar todo mundo que se preocupou comigo nos últimos dias e falar que estou bem, em segurança e muito grato por todas as mensagens de apoio”, escreveu ele. “Passei por uma situação delicada fora do Brasil, mas tudo não passou de um mal-entendido que será resolvido no tempo certo da melhor forma possível.”
A prisão e o envolvimento do Itamaraty
A “situação delicada” a que Jon se refere foi sua detenção no fim de semana de 8 de junho. Ele e um grupo de amigos foram presos após se envolverem em uma briga em uma casa noturna na cidade de Split. Relatos iniciais de seus próprios amigos, que fizeram transmissões ao vivo na ocasião, descreveram um tumulto que escalou rapidamente e exigiu a intervenção da polícia local.
O caso foi sério o suficiente para mobilizar o governo brasileiro. O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, confirmou que estava ciente da situação e que a Embaixada do Brasil em Zagreb, capital da Croácia, estava prestando a devida assistência consular ao influenciador e seus amigos.
Após oito dias detido, o grupo foi liberado, mas permaneceu no país para resolver as pendências legais. Agora, com a partida de Jon Vlogs da Croácia, o episódio parece caminhar para seu desfecho.