Apesar de “M3GAN 2.0” prometer ser uma sequência com mais ação e ficção científica do que o terror de seu antecessor, a mensagem de alerta sobre os perigos da tecnologia para os jovens continua sendo o coração da franquia. A estrela e produtora do filme, Allison Williams, afirmou que espera que o longa, além de divertir, faça o público refletir sobre nossa complexa e, por vezes, perigosa relação com a inteligência artificial.

“Exagera a conversa, o que a torna mais fácil de ter”

Em uma nova entrevista ao GamesRadar+, a atriz, que interpreta a roboticista Gemma, criadora de M3GAN, explicou que o filme possui temas muito reais sob sua camada de entretenimento. “Espero que as pessoas saiam do filme rindo […] e, mais tarde, falem sobre as coisas reais”, disse Williams. “Porque há temas reais subjacentes a este filme, como se cada segundo dele fosse realmente baseado em algo urgente para se falar… Isso exagera a conversa, o que às vezes a torna mais fácil de ter.”

Para a atriz, a franquia tem um papel importante, especialmente por atingir um público mais jovem, que está na faixa etária mais vulnerável aos efeitos nocivos da tecnologia.

O paralelo com a série “Adolescence” e os perigos da internet

Williams traçou um paralelo entre “M3GAN 2.0” e a série fictícia da Netflix, “Adolescence”, para ilustrar seu ponto. Na série mencionada, um adolescente comete um assassinato após ser radicalizado por conteúdo misógino online. “Estou pensando em Adolescence”, disse a atriz. “Há uma conversa tão grande, importante e necessária acontecendo agora sobre o que acontece quando as crianças interagem com a tecnologia. E acho que estamos todos aprendendo juntos. A tecnologia evoluiu mais rápido do que conseguimos falar sobre ela.”

Embora as tramas sejam diferentes, Williams acredita que ambos os projetos compartilham o mesmo alerta sobre os perigos de substituir o contato humano pela tecnologia. Assim como o personagem de “Adolescence” é prejudicado ao se isolar com seu celular, a jovem Cady (interpretada por Violet McGraw) em “M3GAN” é afetada negativamente por passar todo o seu tempo com uma boneca de IA.

Como ter uma relação saudável com a tecnologia?

Allison Williams, conhecida por seu papel no aclamado filme “Corra!”, acredita que a ficção pode ajudar os pais a iniciarem conversas importantes. “É fácil para um pai dizer, tipo, ‘obviamente, uma M3GAN seria uma má ideia’, mas depois, para a próxima etapa da conversa, ‘ok, como é uma relação saudável entre IA e tecnologia?'”, explica. “Com este filme, falamos muito sobre isso”.

A jovem atriz Violet McGraw, de 14 anos, que interpreta Cady, também deixou um conselho para o público de sua idade. “Só sejam mais cautelosos, eu acho, com IA e tecnologia e para onde elas podem ir”, disse.

“M3GAN 2.0” estreia nos cinemas brasileiros em 27 de junho

Mostrar menosContinuar lendo