A Netflix usou a Anime Expo, em Los Angeles, para reforçar sua posição como uma potência global no mercado de animes. A gigante do streaming revelou uma série de novos títulos aguardados, incluindo a segunda temporada de Cyberpunk: Mercenários e a adaptação de Sakamoto Days, e, para provar a força de sua estratégia, divulgou um dado impressionante: mais da metade de seus assinantes — o que representa mais de 150 milhões de lares e cerca de 300 milhões de espectadores — já assiste a animes na plataforma.
O número é um marco para um gênero que, até pouco tempo atrás, era considerado de nicho. Segundo a empresa, a audiência de animes na Netflix triplicou nos últimos cinco anos. Apenas em 2024, 33 títulos de anime figuraram no ranking Global Top 10 de séries de língua não inglesa, mais que o dobro do registrado em 2021.
A estratégia da dublagem e os novos anúncios
Um dos pilares para essa expansão, segundo a Netflix, é a dublagem. A empresa revelou que entre 80% e 90% dos usuários optam por assistir aos animes dublados em seus idiomas locais. Para atender a essa demanda, a plataforma já oferece títulos com áudio e legendas em até 33 idiomas.
Para manter o público engajado, a Netflix anunciou uma nova leva de produções de peso na Anime Expo:
- Sakamoto Days: A adaptação do popular mangá sobre um assassino de aluguel que se torna pai de família foi um sucesso em sua primeira temporada e terá novos episódios semanais a partir de 14 de julho.
- Cyberpunk: Mercenários 2: A aguardada sequência da aclamada série do Studio Trigger, ambientada no universo do jogo Cyberpunk 2077, teve seu primeiro teaser e uma nova arte conceitual revelados.
- My Melody & Kuromi: Para os fãs da cultura kawaii, a Netflix lançará em 24 de julho uma série em stop-motion com os adorados personagens da Sanrio.
- Outros títulos: Também foram anunciadas as continuações de Record of Ragnarok III e Beastars Final Season, além da nova série The Fragrant Flower Blooms With Dignity.
A diversidade do gênero como chave do sucesso
A Netflix também fez questão de destacar a diversidade de gêneros que têm feito sucesso na plataforma, mostrando que o apelo dos animes vai muito além da ação. A empresa citou como exemplos recentes os sucessos de ação como Jujutsu Kaisen e Spy x Family, a ficção científica de Gundam: Requiem for Vengeance, a fantasia de Delicious in Dungeon e até os romances do cotidiano, como My Happy Marriage e Pokémon Concierge.