Enquanto todos os olhares se voltam para o início do novo Universo DC (DCU) com a estreia de Superman, uma revelação dos bastidores mostra como o estúdio lutava para encontrar um rumo antes da chegada de James Gunn. De acordo com uma nova reportagem do The Wall Street Journal, a Warner Bros. chegou a desenvolver uma série de TV focada no Robin, que se passaria no universo da aclamada trilogia O Cavaleiro das Trevas, mas o projeto foi vetado pessoalmente pelo diretor Christopher Nolan.
A tentativa da Warner, segundo o jornal, era uma forma de capitalizar o imenso sucesso de crítica e de bilheteria dos filmes de Nolan, em um período em que sua linha de filmes de quadrinhos enfrentava dificuldades para se firmar. Como o universo criado pelo diretor era mais realista e não contava com outros super-heróis, um spin-off focado em um personagem já existente era visto como a única opção viável.
O plano da Warner e o veto de Nolan
Apesar de a Warner Bros. já estar desenvolvendo o projeto, Nolan, conhecido por seu controle criativo rigoroso, não gostou da ideia. A reportagem afirma que o cineasta era “tão determinado a controlar tudo relacionado ao Batman que convenceu a Warner Bros. a cancelar a série de TV”. O veto de um dos diretores mais poderosos de Hollywood foi o suficiente para engavetar a produção.
O “Robin” de ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’
Curiosamente, o próprio Nolan deixou uma porta aberta para a continuação da saga de Gotham em sua trilogia. No final de O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), o personagem John Blake, um jovem policial interpretado por Joseph Gordon-Levitt, descobre a Batcaverna após a “morte” de Bruce Wayne. Em uma das cenas finais, uma funcionária revela que o primeiro nome de Blake é, na verdade, Robin.
Essa cena foi amplamente interpretada pelos fãs como uma “passagem de bastão”, sugerindo que Blake assumiria o manto de um novo herói para proteger Gotham. É muito provável que tenha sido esse gancho que inspirou os executivos da Warner a tentar desenvolver a série, antes de serem parados por Nolan.
A longa ausência do Menino Prodígio
A revelação torna a ausência de Robin nas telas de cinema ainda mais notável. O personagem, um dos mais queridos dos quadrinhos, não tem uma participação significativa em um filme live-action do Batman há décadas. Ele esteve completamente ausente do Universo Estendido da DC (DCEU) e, agora, sabe-se que sua chance de estrelar uma série no “Nolanverso” foi barrada.
Resta aos fãs a esperança de que o Menino Prodígio finalmente ganhe o destaque que merece no novo DCU de James Gunn — que já prometeu um novo Batman no filme Os Bravos e os Destemidos — ou, quem sabe, no universo de Matt Reeves, na aguardada sequência de The Batman.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

