A nova série da franquia Alien, intitulada Alien: Earth, promete ir muito além do terror corporal e dos sustos com o icônico Xenomorfo. O criador da produção, Noah Hawley, revelou em uma nova entrevista que a trama terá um foco profundo nos “horrores criados pelo homem” e levantará uma questão filosófica central: diante de uma ameaça de extinção, a humanidade realmente merece sobreviver?
A declaração foi dada à revista SFX, que traz a série na capa de sua nova edição. Hawley, conhecido por seu trabalho na aclamada série Fargo, explicou a premissa que guia o novo projeto. “Se você tem uma história sobre monstros chegando à Terra, a pergunta é: a humanidade sobreviverá? Então a próxima pergunta é: a humanidade merece sobreviver?”, refletiu o roteirista e produtor.
O “horror moral” e as grandes corporações
Segundo Hawley, essa reflexão abriu sua mente para os diferentes tipos de terror que a série poderia explorar. “Essa ideia sobre a humanidade e as coisas terríveis que fazemos uns aos outros realmente me abriu a mente quanto aos tipos de horror que povoariam a série, não apenas o horror corporal ou o horror de criaturas, mas também o horror moral do que as pessoas fazem”, afirmou.
Ambientada apenas dois anos antes dos eventos do filme clássico Alien: O Oitavo Passageiro (1979), a trama da série da FX lidará com a ascensão de grandes e amorais corporações, que agem em paralelo a uma “ameaça alienígena iminente”. Com um misterioso local de acidente e o Xenomorfo à espreita, a série explorará quem é o verdadeiro monstro da história.
A longa jornada até a Terra
O projeto, no entanto, levou um longo tempo para se concretizar. Noah Hawley revelou que, anos atrás, havia proposto uma outra ideia para um filme da franquia, descrita como uma “história transumana do Garoto Perdido/Peter Pan”, mas que o estúdio 20th Century Fox, antes da fusão com a Disney, não estava disposto a ceder a propriedade intelectual.
Ele vê a longa espera como algo positivo. “O lado bom de dedicar todo esse tempo é que você faz um teste de estresse, realmente trabalha e conquista o sucesso”, comparou, dizendo que é como um músico que tem a vida inteira para compor seu primeiro álbum.
Alien: Earth tem estreia marcada para 12 de agosto nos Estados Unidos, através do canal FX e da plataforma de streaming Hulu.