A Iron Galaxy, estúdio responsável pelo novo remake Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4, se envolveu em uma polêmica inesperada com sua própria comunidade de fãs. Após jogadores descobrirem um divertido “easter egg” que fazia referência à franquia Guitar Hero e à desenvolvedora original de THPS, a NeverSoft, o estúdio anunciou que está “investigando” a homenagem e que irá removê-la em uma futura atualização. A decisão, no entanto, foi duramente criticada pelos jogadores.

O “easter egg” em questão pode ser encontrado em uma fase nova, criada pela Iron Galaxy para o remake. Dentro de uma lixeira, os jogadores podem ver uma caixa de um jogo fictício chamado “Banjo Hero”, cuja arte é uma paródia clara da capa de Guitar Hero World Tour. A referência é uma piscadela para os fãs, já que a NeverSoft, o amado estúdio que criou a série Tony Hawk, também foi responsável por vários jogos da franquia Guitar Hero antes de ser fechado.

A remoção e a revolta dos fãs

A reação da Iron Galaxy à descoberta do “easter egg” surpreendeu a todos. Em um comentário no Reddit, a equipe de desenvolvimento afirmou ter “o maior respeito por qualquer pessoa que cria jogos” e que, por isso, iria investigar como a referência foi parar no jogo e removê-la na próxima atualização.

A comunidade, no entanto, não gostou da decisão. Muitos fãs argumentaram que o “easter egg” era uma homenagem divertida e que a remoção seria um exagero. “Literalmente não há motivo algum para removê-lo. Os desenvolvedores fazem isso há séculos. Removê-lo é desrespeitoso com SEUS desenvolvedores. Isso se encaixa perfeitamente no tom de um jogo de skate”, escreveu um fã, em um dos comentários mais votados. Outro classificou a referência como “apenas uma piada boba”.

A especulação é que a Iron Galaxy temeu que o fato de a caixa estar dentro de uma lixeira pudesse ser interpretado como um insulto à NeverSoft. Contudo, a recepção inicial dos fãs que descobriram a homenagem foi amplamente positiva, o que torna a decisão do estúdio ainda mais controversa.

Uma homenagem à NeverSoft

A NeverSoft foi um estúdio icônico, responsável por definir o gênero de skate com a série Tony Hawk’s Pro Skater no final dos anos 90 e início dos 2000. Mais tarde, a empresa foi absorvida pela Activision para trabalhar na franquia Call of Duty e foi oficialmente fechada em 2014. O novo remake já contém outras referências ao estúdio original, o que, para os fãs, reforça que a piada com “Banjo Hero” era apenas mais uma homenagem carinhosa.

A polêmica em torno do “easter egg” acontece na mesma semana em que o jogo foi criticado por outra questão: a inclusão de um item do Bob Esponja apenas na Edição Deluxe, de preço mais elevado. A decisão de remover uma homenagem que os fãs gostaram parece ter sido mais um passo em falso na comunicação do estúdio com sua comunidade.

Mostrar menosContinuar lendo