Barbara Broccoli, a mulher que por décadas foi a principal guardiã do legado de James Bond nos cinemas, deu sua bênção à nova era da franquia. Em uma nova entrevista ao podcast Kermode on Film, a produtora elogiou a contratação do cineasta Denis Villeneuve para dirigir o próximo filme do agente 007, descrevendo-o como um “cineasta fantástico” e declarando: “Estou muito feliz que ele vá fazer isso”.

A declaração é a primeira manifestação pública de Broccoli sobre o futuro criativo da saga desde que ela e seu meio-irmão, Michael G. Wilson, cederam o controle criativo da série para a Amazon MGM Studios no início deste ano, em um acordo que marcou uma mudança histórica na gestão da franquia.

“Fiz isso por 44 anos”: o afastamento e os novos projetos

Questionada sobre qual seria seu nível de envolvimento no filme de Villeneuve, Broccoli sinalizou seu afastamento do dia a dia da produção, focando em seus novos projetos. “Sabe, eu fiz isso por 44 anos e adorei cada minuto, mas agora estou chegando lá [em uma nova fase] e há muitas coisas que quero fazer”, explicou.

Entre seus novos desafios está uma adaptação para os palcos do filme Rua Cantante (Sing Street, de 2016). “Estou fazendo muitas outras coisas. Tenho outros filmes que quero fazer e outros espetáculos”, completou, indicando uma passagem de bastão definitiva.

A nova era da Amazon MGM

A nova dinâmica da franquia 007 foi selada em um “acordo inusitado”. Broccoli e Wilson permanecem como coproprietários da marca, mas a Amazon MGM Studios agora é a responsável por conduzir o “curso das missões de Bond”, ou seja, a direção criativa dos futuros filmes. A escolha de um diretor autoral e prestigiado como Denis Villeneuve (Duna, Blade Runner 2049) foi o primeiro grande movimento do estúdio nesta nova fase.

O legado da família Broccoli

A família Broccoli está ligada a James Bond desde o início. O pai de Barbara, Albert R. “Cubby” Broccoli, foi um dos produtores originais da saga, começando com o clássico 007 contra o Satânico Dr. No, em 1962. Após a morte do pai, Barbara e Michael G. Wilson assumiram o controle, começando com 007 contra Goldeneye (1995), e foram responsáveis por revitalizar a franquia e por toda a bem-sucedida e aclamada era de Daniel Craig como o agente secreto.

O novo filme de Bond, ainda sem título, não deve chegar aos cinemas tão cedo. Denis Villeneuve está atualmente trabalhando em Duna: Parte 3, com lançamento previsto para o final de 2026. A busca pelo ator que substituirá Daniel Craig, segundo relatos, só começará após a conclusão do roteiro do novo 007. A aprovação de Barbara Broccoli, no entanto, garante que a nova era, mesmo sob nova direção, começa com o respeito e o aval de quem por mais tempo protegeu o personagem.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor