Glen Schofield, o aclamado diretor e criador da icônica franquia de terror Dead Space, publicou um desabafo sombrio sobre a crise na indústria de games. Em uma postagem em seu LinkedIn nesta segunda-feira (28), ele revelou que foi forçado a cancelar seu novo projeto por falta de financiamento e sugeriu que, diante do cenário atual, pode ter se aposentado da direção de jogos.

“A indústria de games está difícil”, escreveu Schofield. Ele contou que, nos últimos oito meses, vinha trabalhando em uma nova ideia de jogo de terror ao lado de sua filha, Nicole, também desenvolvedora. O conceito, que ele descreveu como um “novo subgênero do terror”, foi elogiado por investidores, mas a realidade financeira se impôs.

“Melhor deixar intocado do que fazer barato”

Schofield detalhou a frustrante busca por financiamento. O projeto, que foi orçado inicialmente em US$ 17 milhões, recebeu um feedback inicial de que precisaria ser reduzido para US$ 10 milhões. “Ultimamente, esse número caiu para US$ 2 a 5 milhões”, lamentou.

Diante da inviabilidade de produzir o jogo com a qualidade desejada, a equipe tomou uma decisão drástica. “No mês passado, decidimos desistir. Algumas ideias são melhores deixadas intocadas do que feitas de forma barata”, afirmou, em uma crítica ao atual cenário de aversão ao risco do mercado. Ele informou que sua equipe de seis pessoas nos EUA e outra no Reino Unido agora estão procurando trabalho.

A crise na indústria e uma possível despedida

O relato de Schofield é um reflexo da crise que tem afetado a indústria de games, com demissões em massa e o cancelamento de muitos projetos de médio e grande porte que não fazem parte de franquias já estabelecidas. O diretor, que também foi o fundador da Striking Distance Studios e diretor de The Callisto Protocol, expressou seu pessimismo quanto ao próprio futuro.

“Sinto falta de tudo – da equipe, do caos, da alegria de construir algo para os fãs”, escreveu. “Ainda estou por aí, fazendo arte, escrevendo histórias […] e ainda torcendo pela indústria. Mas talvez eu tenha dirigido meu último jogo. Quem sabe? Se sim, obrigado por jogar meus jogos”, concluiu, em uma despedida melancólica que gerou uma onda de apoio e lamentação de desenvolvedores e fãs.

A declaração de Schofield é um testemunho poderoso das dificuldades que até mesmo criadores veteranos e respeitados estão enfrentando para tirar novas ideias do papel no cenário atual da indústria de games.

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