O beta de Battlefield 6 foi lançado em acesso antecipado nesta quinta-feira (7) e, como resultado do imenso hype, os servidores do jogo não aguentaram a demanda. Milhares de jogadores ao redor do mundo estão enfrentando filas de espera gigantescas para conseguir entrar em uma partida, com alguns relatos mostrando posições na fila que ultrapassam a marca de 200 mil pessoas.
O início conturbado é um reflexo direto do sucesso estrondoso do beta, que, horas antes, já havia se tornado o segundo maior da história da plataforma Steam em número de jogadores simultâneos. A desenvolvedora DICE já reconheceu o problema e prometeu melhorias.
Vítima do próprio sucesso?
A demanda para jogar o novo Battlefield superou até as previsões mais otimistas. O YouTuber Craig Reid, por exemplo, postou uma captura de tela que mostrava sua posição na fila de espera: 210.340. A situação se tornou o principal tópico de discussão nas redes sociais, com muitos jogadores frustrados, mas outros vendo o problema como um sinal positivo do enorme interesse pelo jogo.
O recorde de jogadores e as filas massivas são um forte indicativo de que a comunidade, após as decepções com Battlefield V e Battlefield 2042, estava “sedenta” por um retorno da franquia às suas raízes.
A promessa de “impacto mínimo” e a realidade
Antes do lançamento do beta, a DICE já havia avisado em seu perfil de comunicação no Twitter que usaria um sistema de filas para “proteger a experiência do jogador” e manter a estabilidade, mas que esperava que o impacto fosse “mínimo”.
Com a realidade se mostrando muito diferente, o estúdio fez uma nova publicação para se dirigir à comunidade. “A equipe está trabalhando em um aumento substancial na capacidade dos servidores, o que reduzirá o tempo de espera na fila”, afirmou a desenvolvedora. “Agradecemos a paciência de todos enquanto trabalhamos para que o maior número possível de jogadores jogue o mais rápido possível.”
O que esperar do fim de semana?
A grande preocupação agora é com o fim de semana. A fase atual do beta é de “acesso antecipado”, restrita a quem fez a pré-venda ou obteve um código. No sábado, o beta se tornará totalmente aberto para todos os jogadores. Se os servidores já estão lutando para aguentar a demanda atual, a situação pode se tornar ainda mais crítica quando as comportas se abrirem completamente. A DICE corre contra o tempo para evitar que a primeira impressão de Battlefield 6 seja marcada pela frustração.