Nesta sexta-feira, 8 de agosto, dia em que a cantora Preta Gil completaria 51 anos, sua irmã, a apresentadora e chef de cozinha Bela Gil, publicou uma carta aberta emocionante para celebrar sua memória. Em uma postagem nas redes sociais, acompanhada de fotos das duas, Bela relembrou a generosidade da irmã e falou sobre a dor da saudade. “Feliz aniversário, Pretinha! Você não imagina a saudade”, escreveu.

Preta Gil faleceu no dia 20 de julho, em Nova York, após uma longa e corajosa batalha contra um câncer no intestino. A homenagem de Bela acontece no primeiro aniversário da cantora após sua partida.

Uma carta de amor e saudade

Em um texto que estava guardado em seu bloco de notas, Bela Gil exaltou a principal qualidade da irmã. “Preta se foi. E vive dentro de mim. Sempre disse — pra todo mundo, e principalmente pra ela — que era das pessoas mais generosas que já conheci. Aliás, das mais não. A mais. A mais generosa de todas”, afirmou.

Na carta, ela continuou: “Quando desejava felicidade ao outro, você torcia de verdade, vibrava com o sucesso alheio. Você tinha a generosidade de partilhar o que tinha de mais valioso: as pessoas que amava. Fez pontes, criou elos, juntou mundos”.

Bela também refletiu sobre a união de sua grande família de irmãos. “A nossa família de irmãos de sangue é a mais linda que eu já vi. […] Carrego muito orgulho por cada um e sei que você amava alimentar a nossa fraternidade”, escreveu, citando os irmãos Nara, Marília, Pedro, Maria, Bem e José.

O desejo de voltar para casa no aniversário

A data da homenagem torna o luto ainda mais pungente. Segundo foi noticiado pela imprensa, um dos principais motivos que levaram Preta Gil a tentar retornar ao Brasil em seus últimos dias de vida foi justamente o desejo de passar seu aniversário no país, ao lado da mãe, Sandra Gadelha, e de outros amigos e familiares.

A decisão de voltar foi tomada após os médicos nos Estados Unidos informarem que o tratamento experimental não estava mais surtindo efeito. Infelizmente, ela passou mal durante os preparativos para o embarque na UTI aérea e não resistiu.

A despedida de uma nação

Desde a morte de Preta, a família Gil tem sido cercada por uma imensa onda de carinho. “Você tinha que ver o tanto de gente pausando a vida para falar de você, o tanto de mensagens e de amor que nos cercou”, escreveu Bela na carta. A homenagem da irmã, neste dia que seria de festa, é mais um capítulo na despedida de uma artista que, como ela mesma disse, “abriu portas e caminhos” e deixou um legado de amor e generosidade.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor