O cantor britânico Rod Stewart, de 80 anos, está sendo alvo de críticas enfáticas nas redes sociais após uma homenagem que prestou ao amigo e lenda do rock, Ozzy Osbourne, que faleceu no último dia 22 de julho. Durante um show no último sábado (2), na Carolina do Norte (EUA), Stewart exibiu no telão um vídeo gerado por inteligência artificial (IA) que mostrava Ozzy sorrindo no céu, ao lado de outros ícones da música já falecidos. A homenagem foi amplamente considerada de mau gosto e “constrangedora” pelos internautas.
O vídeo foi exibido enquanto Rod Stewart cantava seu sucesso “Forever Young” (“Eternamente Jovem”, em português). Na montagem de IA, o “Príncipe das Trevas” aparecia na companhia de artistas como Michael Jackson, Kurt Cobain, Amy Winehouse e Prince.
O tributo de “mau gosto” e o comentário do cantor
Para agravar a situação, após a música, Stewart fez um comentário que foi interpretado por muitos como insensível e autocentrado. “Muito triste. Várias dessas pessoas morreram por causa de drogas… No entanto, eu ainda estou por aqui!”, disse o cantor, segundo o jornal Charlotte Observer.
A combinação do vídeo de IA, considerado bizarro por muitos, com a fala de Stewart, gerou uma forte reação negativa assim que os registros do show começaram a circular na internet.
“Um crime, completamente constrangedor”
“Isso é um crime, completamente constrangedor”, criticou uma pessoa nos comentários de um post com o vídeo. “Como ninguém alertou a ele que isso é um completo absurdo?”, questionou outra. “Estou chocada, não sei como absorver esse vídeo… Alguém, por favor, controle o Rod Stewart”, publicou uma terceira internauta.
Uma polêmica em cima da outra
Esta não é a primeira vez que a forma de Rod Stewart homenagear o amigo gera polêmica. Logo após a morte de Ozzy, ele já havia sido criticado por um post no Instagram considerado por alguns como superficial. “Tchau, tchau, Ozzy. Durma bem, meu amigo. Nos encontramos lá em cima – preferencialmente, mais tarde do que mais cedo”, escreveu na ocasião.
A nova homenagem no palco, com o uso de uma tecnologia controversa como a IA para recriar a imagem de uma pessoa recém-falecida, foi vista como um passo ainda mais equivocado. O episódio acendeu um debate sobre os limites e a ética no uso da inteligência artificial para homenagear artistas que partiram, com a maioria concordando que a tentativa de tributo de Rod Stewart foi uma grande gafe.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

