Atenção: este texto contém spoilers massivos do filme A Hora do Mal (Weapons).

O novo filme de terror do diretor Zach Cregger (Noites Brutais), A Hora do Mal, chegou aos cinemas com um mistério central assustador: o que aconteceu com uma turma de crianças que desapareceram de suas camas, todas exatamente às 2h17 da manhã? Se você está curioso sobre a trama, mas com muito medo de assistir, ou se saiu do cinema com dúvidas, nós explicamos o final chocante.

O filme, estrelado por Josh Brolin e Julia Garner, se tornou um sucesso de crítica e público, em grande parte por sua reviravolta surpreendente.

O mistério das 2h17

A trama acompanha a professora Justine Gandy (Julia Garner), que se torna a principal suspeita dos pais da cidade após todos os seus alunos desaparecerem em uma única noite — todos, exceto um garoto chamado Alex. Um dos pais mais desesperados, Archer Graff (Josh Brolin), começa a investigar o caso por conta própria, convencido de que a professora está escondendo algo.

A tia Gladys e a revelação da bruxaria

A grande reviravolta do filme é que a responsável pelo sumiço não é a professora, mas sim a tia-avó de Alex, a frágil e doente Gladys (Amy Madigan). Ela, na verdade, é uma bruxa poderosa que está usando magia macabra para se curar.

Primeiro, ela lança um feitiço nos pais de Alex, deixando-os mudos e imóveis, enquanto ela se alimenta de sua energia vital. Em seguida, ela convence o pequeno Alex a roubar itens pessoais de seus colegas (crachás da escola). Usando os objetos, ela lança um feitiço que faz com que todas as outras crianças da turma marchem até a casa de Alex e fiquem presas no porão, onde ela também passa a se alimentar de sua energia para rejuvenescer.

O título do filme, A Hora do Mal (Weapons, ou “Armas” em inglês), se refere a outro poder de Gladys: ela consegue fazer uma lavagem cerebral em pessoas, transformando-as em “armas” com a única missão de encontrar e matar um alvo.

O confronto final e a vingança das crianças

O clímax acontece quando Gladys transforma o diretor da escola em uma “arma” para matar Justine. Archer a salva, e os dois se unem, descobrindo que as pistas levam à casa de Alex. Lá, eles enfrentam outros adultos enfeitiçados.

Quando tudo parece perdido, com Archer também sendo enfeitiçado para matar Justine e os pais de Alex prestes a matar o próprio filho, o pequeno Alex tem uma ideia genial: ele usa os pertences dos colegas para criar um novo feitiço, transformando as 17 crianças presas no porão em “armas” com a missão de matar a bruxa Gladys.

A bruxa, então, é perseguida por um exército de crianças determinadas, que a alcançam e a desmembram de forma brutal. Com a morte dela, todos os seus feitiços são quebrados.

O amargo final feliz

O final do filme é agridoce. Os pais de Alex, traumatizados, são internados em uma instituição. O próprio Alex vai morar com uma tia. As outras crianças são devolvidas às suas famílias, mas o trauma é tão profundo que, segundo a narração, algumas delas só voltaram a falar recentemente, mostrando as cicatrizes permanentes deixadas pela bruxa.

Mostrar menosContinuar lendo