O diretor de Monster Hunter Wilds, Yuya Tokuda, veio a público para responder às críticas da comunidade de PC sobre os problemas de desempenho do jogo. Em uma nova publicação, ele reconheceu as reclamações, detalhou as melhorias que já foram implementadas e apresentou um roteiro de futuras atualizações que visam, principalmente, reduzir a alta carga sobre a CPU. No entanto, ele pediu paciência e alertou que o processo será feito com “cautela”.
Desde seu lançamento em fevereiro, a versão para PC de Monster Hunter Wilds tem sido alvo de críticas por sua performance instável, com muitos jogadores relatando dificuldades para obter uma jogabilidade fluida, mesmo em computadores potentes.
O desafio de otimizar a CPU
Na publicação, Tokuda abordou diretamente a principal queixa dos jogadores: o uso excessivo e prolongado da CPU durante as sessões de jogo. “Estamos cientes de que alguns jogadores podem estar preocupados com a possível sobrecarga em seus PCs”, escreveu.
Ele explicou que a solução não é simples. “Fazer alterações no processamento da CPU pode afetar o desempenho geral do jogo, [então] planejamos prosseguir com cautela”, afirmou. A primeira grande atualização focada na redução da carga da CPU está planejada para o “Update 4”, previsto para o inverno (final do ano no hemisfério norte). Após essa etapa, uma segunda fase de otimizações será implementada.
As melhorias já implementadas
O diretor fez questão de listar o que a equipe já fez para melhorar a experiência no PC. Na “Atualização de Título 2”, de junho, foram corrigidos bugs de compilação de shaders, o impacto do sistema anti-cheat no processador foi reduzido em 90%, e foi adicionado suporte às tecnologias DLSS4 e FSR4 para melhorar a taxa de quadros.
A mesma atualização também melhorou o carregamento de texturas dos monstros. A próxima atualização, em setembro, trará melhorias semelhantes para NPCs e para as montarias Seikret.
Uma performance “extremamente questionável”
A comunicação da Capcom é uma resposta direta à recepção negativa que a performance do jogo teve em seu lançamento. Na época, a análise técnica do site Digital Foundry classificou o desempenho da versão de PC como “extremamente questionável”. “Não tenho ideia de por que um deserto árido e sem nada está funcionando assim. Muitos jogos que parecem melhores funcionam muito melhor”, criticou o analista Alex Battaglia.
Com o novo roteiro de atualizações, a Capcom espera finalmente resolver os problemas técnicos e entregar aos jogadores de PC a experiência fluida e estável que eles esperam de um dos maiores lançamentos do ano.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
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