O clássico natalino Esqueceram de Mim completa 35 anos em 2025. No entanto, o diretor Chris Columbus não tem planos de comemorar com um reboot. Pelo contrário, em uma nova entrevista, ele se posicionou firmemente contra a ideia. Columbus, aliás, afirmou que tentar refazer a icônica franquia seria um “erro”.
A declaração foi dada ao programa Entertainment Tonight. O cineasta defendeu o legado do filme original, de 1990. Ele, portanto, acredita que a magia daquela produção é única.
“Você não pode recapturar isso”
Chris Columbus explicou sua posição. “Acho que Esqueceram de Mim realmente existe como um momento muito especial, e você não pode realmente recapturar isso”, disse o diretor. “Acho um erro tentar voltar e recapturar algo que fizemos 35 anos atrás. Acho que deveria ser deixado de lado.”
Ele também relembrou a sequência de sucesso, Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992). Segundo Columbus, o filme só funcionou porque a equipe o produziu logo em seguida. Assim, ninguém do elenco original havia envelhecido.
O fracasso do Esqueceram de Mim de 2021
A preocupação de Columbus, aliás, tem fundamento. Em 2021, a Disney tentou reiniciar a franquia. O estúdio lançou o filme Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar diretamente no streaming. O resultado, no entanto, foi um grande fracasso de crítica. O longa, por exemplo, amarga uma aprovação de apenas 15% no site Rotten Tomatoes.
A tendência de remakes em Hollywood
Apesar da opinião do diretor, Hollywood continua investindo em nostalgia. Remakes de outros clássicos dos anos 80 e 90, como Os Goonies e Gremlins, estão em desenvolvimento. A indústria, portanto, parece não se intimidar com os riscos.
Às vezes, a aposta em uma sequência tardia dá certo. O recente (fictício) Sexta-Feira Mais Freak, por exemplo, trouxe de volta Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan. O filme foi um sucesso de crítica e público. O caso, no entanto, parece ser uma exceção. Para Chris Columbus, o legado de Esqueceram de Mim deve ser preservado, e não refeito.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br

