Alguns jogos nascem para a glória, outros para o caos, mas existem aqueles feitos para reunir uma equipe, se aventurar pelo desconhecido e descobrir algo estranho, bonito ou aterrorizante em um mundo vasto. A exploração cooperativa, de fato, vai muito além de apenas viajar junto. Pelo contrário, ela é sobre navegar em ambientes dinâmicos, improvisar diante do caos e sentir admiração na companhia de alguém. Além disso, essas experiências são sempre melhores quando um dos jogadores, por acidente, acaba colocando fogo em tudo.
Valheim
Sempre que um grupo de jogadores parte para o mar em Valheim, existe uma grande chance de o grupo acabar com o navio naufragado, ataques de lobos ou alguém esquecendo as calças. No entanto, isso é o que torna a exploração neste mundo tão satisfatória. O jogo é inspirado na mitologia nórdica e tem um terreno semiprocedural que cria um cenário vasto com biomas únicos, cada um com suas próprias ameaças, recursos e chefes. Portanto, os jogadores precisam trabalhar juntos não apenas para sobreviver, mas para tornar o desconhecido um local habitável. Assim, o que começa com cortar árvores ao redor de uma base acaba levando os jogadores a explorarem pântanos, caçarem nas montanhas e enfrentarem terras misteriosas.
Conan Exiles
As Exiled Lands são gigantes, hostis e muito estranhas. Em Conan Exiles, o jogador começa praticamente nu e sozinho no deserto. Contudo, quando alguns aliados se juntam ao servidor, o jogo vira uma expedição de conquista e construção de bases. O mapa está repleto de templos, ruínas, masmorras e marcos da era Hyborian, e assim esconde materiais raros e monstros com nomes que parecem ter saído de um livro de Lovecraft. O modo cooperativo aqui não é apenas útil, ele é essencial para a sobrevivência. Desse modo, um jogador constrói, outro explora e o terceiro se mete em uma luta acidental com uma tempestade de areia.
Ghost Recon Wildlands
Quando a Ubisoft decidiu criar Ghost Recon Wildlands em um mundo aberto na Bolívia, ela não estava brincando sobre a escala. O mapa é um dos maiores que a Ubisoft já fez, afinal, ele junta desertos, selvas, salinas, montanhas e postos de controle de traficantes em todos os biomas. Ainda assim, ele é um dos melhores exemplos de jogo tático cooperativo combinado com exploração livre, em que um esquadrão de quatro pessoas pode passar horas dirigindo, de paraquedas ou simplesmente batendo helicópteros de forma espetacularmente burra.
No Man’s Sky
No Man’s Sky foi lançado em um universo vazio, mas anos depois se tornou um dos jogos de exploração cooperativa mais ricos em conteúdo já feitos. Todos os planetas, sistemas solares e naves abandonadas têm uma geração procedural, portanto, os jogadores podem viver a experiência inteira juntos. Isso significa pousar em um planeta com árvores de águas-vivas flutuantes e chuva ácida e, em seguida, debater se devem construir uma base ou seguir em frente. Além disso, a exploração não é apenas horizontal e vertical, mas também dimensional, já que os jogadores podem voar da atmosfera ao espaço em tempo real e viajar entre galáxias.
Sea Of Thieves
Existem momentos em Sea of Thieves em que tudo fica quieto. O mar está calmo, o céu está vermelho com o pôr do sol e a equipe canta enquanto alguém checa o mapa. Apenas cinco minutos depois, essa mesma equipe estará pegando fogo, gritando, se afogando, sendo perseguida por um megalodon e percebendo que ninguém soltou a âncora. Essa é a beleza do jogo. Sea of Thieves tem um vasto oceano aberto, com navios afundados, fortalezas de esqueletos e santuários ancestrais. No entanto, a imprevisibilidade do jogo é o que o torna inesquecível.
Deep Rock Galactic
A exploração nem sempre é beleza e maravilha. Às vezes, ela é sobre cavar túneis de rocha enquanto luta contra hordas de alienígenas e grita para um engenheiro usar a tirolesa. Deep Rock Galactic coloca os jogadores em redes de cavernas geradas proceduralmente em Hoxxes 4, onde os minerais são valiosos e o perigo é alto. Dessa forma, as únicas coisas que mantêm a equipe viva são uma boa comunicação e um lança-chamas. O que torna Deep Rock Galactic especial não é apenas a variedade de seu mundo subterrâneo, mas a forma como os sistemas cooperativos se unem à exploração.
Minecraft
O que começa como socar uma árvore em Minecraft rapidamente se torna uma expedição que nunca acaba. Este jogo não é apenas uma grande caixa de areia, mas uma tela infinita onde cada direção tem algo imprevisível. Os biomas se estendem por quilômetros e têm vilarejos, fortalezas, monumentos no oceano e, ocasionalmente, um poço de lava azarado que pode levar a vida de alguém que ficou para trás. Por isso, a exploração cooperativa não é apenas útil, mas a maneira como as histórias são criadas. Com efeito, um jogador cava em linha reta, outro encontra uma ovelha rosa, e um terceiro se perde em um sistema de cavernas e reaparece três horas depois.
Apaixonada por explorar os universos do cinema, jogos e séries. Mergulho nas histórias que nos fazem rir, chorar e sonhar, e escrevo sobre o que encontro.