Embora os fãs de filmes de terror se interessem por jogos do gênero, o investimento pode ser grande, e a escolha do primeiro título é crucial. Enquanto existem jogos excelentes para iniciantes, como os de aventura baseados em escolhas, outros, apesar de aclamados, não são ideais para começar a jornada. Por conseguinte, a lista a seguir apresenta jogos amados pelos fãs, mas que não são recomendados para quem está começando.
Afinal, a experiência inicial deve ser acolhedora, e alguns títulos podem acabar sendo frustrantes devido à sua dificuldade ou mecânicas complexas, o que poderia afastar um jogador novato do gênero.
1. Alien: Isolation
Alien: Isolation é, sem dúvida, o melhor jogo baseado na franquia de filmes Alien. Ele captura o pavor do Xenomorfo de forma magistral, com uma filha de Ellen Ripley tentando encontrar sua mãe, em uma nave abandonada. A principal razão pela qual este jogo é difícil para iniciantes é que os Xenomorfos são muito inteligentes. O jogo é considerado um dos que tem a melhor IA de inimigos no gênero, o que o torna assustador, mas também muito desafiador.
2. Days Gone
Days Gone é um dos poucos jogos de terror em mundo aberto. Ele se passa em um apocalipse com um surto de zumbis. Aliás, é um dos jogos de zumbis mais assustadores de todos os tempos. Isso acontece porque os inimigos correm em hordas enormes, como formigas saindo de um formigueiro depois da chuva. Eles são difíceis de derrubar, o que pode ser demais para jogadores que não estão acostumados a lidar com inimigos rápidos em grandes grupos. Além disso, a gestão de munição e gasolina, bem como a manutenção da motocicleta do protagonista, são mecânicas complexas.
3. The Last Of Us
The Last of Us é talvez o jogo de terror mais conhecido atualmente, devido à aclamada série da HBO. A escrita é sólida, com o relacionamento entre Joel e Ellie sendo memorável, e o combate é desafiador e brutal. No entanto, a munição é muito escassa, o que, por conseguinte, torna o jogo muito difícil. Além do mais, há muito uso de stealth obrigatório, o que pode ser um problema para os recém-chegados.
4. Outlast
Se a ideia de stealth em The Last of Us parece desafiadora, então Outlast está muito além. Nele, os jogadores assumem o papel de um jornalista, Miles, que entra em um hospício abandonado. O lugar, obviamente, não está abandonado e todas as criaturas mutantes querem matá-lo. Não há opção de lutar, a única maneira de Miles escapar das ameaças é correndo e se escondendo. Muitos fãs de terror gostam do jogo por causa disso, entretanto, é uma entrada muito complicada para o gênero.
5. Resident Evil 7: Biohazard
Resident Evil 7: Biohazard marcou uma mudança significativa na franquia. Ele buscou emular a vibe do terror indie, particularmente Outlast. A perspectiva é em primeira pessoa, com o protagonista Ethan procurando sua esposa em uma casa de fazenda abandonada. Lá, ele encontra a família Baker, que é extremamente insana. A munição é escassa e as armas não estão disponíveis até que o jogador complete o primeiro longo ato. Foi um desafio que os fãs encararam, mas é difícil imaginar que um novato tenha o mesmo grau de paciência.
6. Returnal
Returnal é uma mistura única de horror e roguelike, combinando tiro em terceira pessoa com a estrutura do gênero. Selene, uma piloto, cai em um planeta infestado de alienígenas. Quando ela morre, acorda no local do acidente e percebe que está presa em um loop temporal. A mistura de gêneros fez de Returnal um sucesso no PS5. Contudo, os roguelikes são um dos gêneros mais difíceis de recomendar, e o progresso depende em grande parte da habilidade do jogador. Consequentemente, depois de inúmeras mortes, é provável que um novato se sinta frustrado.
7. Deadly Premonition
Deadly Premonition é um jogo difícil de recomendar até mesmo para fãs mais experientes de terror. A jogabilidade é meio “travada”, com a direção parecendo que o jogador está controlando um tanque. A dificuldade, aliás, oscila descontroladamente entre seções de carro difíceis e sequências de ação simples. Apesar disso, a história e os personagens são o ponto forte do jogo. No entanto, o jogador deve se acostumar mais com o gênero antes de se aventurar em algo tão peculiar como este.
Apaixonada por explorar os universos do cinema, jogos e séries. Mergulho nas histórias que nos fazem rir, chorar e sonhar, e escrevo sobre o que encontro.