A arte da beleza dos jogos de mundo aberto reside no fato de que permitem aos jogadores explorar ambientes vastos e maravilhosos à sua maneira. No entanto, muitos títulos levam tempo para realmente colocar os jogadores na ação, seja por tutoriais longos, seja por excesso de cutscenes. Felizmente, ao longo dos anos, os desenvolvedores de mundo aberto passaram a focar mais em dar aos jogadores a liberdade de explorar o mais rápido possível. Isso, por sua vez, ajuda a tornar a experiência emocionante desde o início.
1. Minecraft
Minecraft é um dos jogos mais populares de todos os tempos. É importante lembrar, porém, que ele começou como um título independente de nicho. Por conta disso, o jogo ignora a história e foca inteiramente na jogabilidade de sandbox, significando que os jogadores podem entrar em um novo mundo gerado em segundos para começar uma nova partida. Desse modo, é possível começar a criar e sobreviver imediatamente. Em suma, é um dos jogos de mundo aberto mais acessíveis e re-jogáveis que existem.
2. Final Fantasy 15
Final Fantasy 15 é um jogo que muitas vezes recebe críticas por sua história incompleta, que pode ser difícil de seguir sem ler as obras externas. Contudo, a história de fundo já é explicada nesse material, o que significa que o jogo em si começa rapidamente. Após um breve segmento de jogabilidade onde Noctis e seu grupo empurram seu carro quebrado, os jogadores logo chegam a Hammerhead, onde, por conseguinte, podem imediatamente começar a fazer missões. Depois que o carro está funcionando, o mundo fica livre para ser explorado.
3. Subnautica
Embora as pessoas digam que Subnautica é melhor para quem gosta de viagens debaixo d’água, a verdade é que qualquer fã de mundo aberto pode desfrutar deste título. O jogo tem uma abordagem simplificada para sua narrativa, fazendo com que os jogadores sintam que estão no controle desde o momento em que iniciam o jogo. Após consertar alguns componentes dentro de seu submarino, os jogadores podem colocar seu equipamento de respiração, o que lhes permite se aventurar no mar. Além do mais, com um grande número de animais, a exploração nunca se torna maçante.
4. Fallout: New Vegas
Diferentemente da maioria dos jogos de Fallout, New Vegas não começa dentro de um Vault. Em vez disso, ele se inicia com uma cena em que o protagonista é baleado na cabeça e dado como morto. Após o incidente, o jogador é levado ao Doc Mitchell, que, por sua vez, oferece um rápido tutorial de como criar um personagem e definir suas habilidades. Esse é o único ponto de espera no início do jogo, porque, depois de sair da casa do médico, os jogadores já precisam tomar decisões importantes sobre como interagir com os moradores de Goodsprings. Isso, por conseguinte, faz com que o jogador se sinta engajado.
5. Marvel’s Spider-Man 2
Após o enorme sucesso do primeiro jogo da Insomniac, os desenvolvedores sabiam que os jogadores estavam ansiosos para testar todas as novas mecânicas. Dessa forma, eles mantiveram a introdução o mais breve possível. Em apenas alguns minutos de jogo, o icônico vilão Homem-Areia aparece. Após os jogadores lutarem contra alguns dos clones, eles, por fim, derrotam o próprio vilão, e o mundo de Spider-Man 2 se torna totalmente explorável.
6. The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Uma crítica comum de muitos fãs de Zelda em Tears of the Kingdom foi que a Grande Ilha do Céu, que atua como a área do tutorial, leva muito tempo para ser concluída. É surpreendente que a Nintendo tenha incluído essa longa seção, considerando que o jogo anterior, Breath of the Wild, começa a aventura quase imediatamente. Depois que uma luz brilhante invade a tela e Link abre os olhos, os jogadores saem de uma caverna e encontram uma vista deslumbrante de Hyrule. O jogo é minimalista sobre como ele guia o jogador.
7. Elden Ringht
A FromSoftware é vista como um grupo rebelde de desenvolvedores, pois eles não seguem as regras básicas estabelecidas nos jogos. Um exemplo óbvio é como seus jogos priorizam a dificuldade brutal em vez da acessibilidade, mas outra é como eles tendem a ser limitados quando se trata de sua narrativa. Assim como muitos dos jogos anteriores da FromSoftware, Elden Ring começa com apenas uma pequena quantidade de exposição, antes de dar aos jogadores o controle total sobre seus personagens. Depois que os jogadores saem da área inicial, cabe inteiramente a eles escolher aonde gostariam de viajar em seguida. Além disso, o mundo tem áreas com inimigos de níveis mais altos, o que cria uma jogabilidade satisfatória de explorar áreas mais fracas antes de enfrentar os chefes maiores.

Apaixonada por explorar os universos do cinema, jogos e séries. Mergulho nas histórias que nos fazem rir, chorar e sonhar, e escrevo sobre o que encontro.