Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis, compartilhou a atualização mais devastadora até agora sobre o estado de saúde do astro. Em um trecho de seu recém-lançado livro de memórias, ‘The Unexpected Journey’, ela revelou que, devido ao avanço de sua demência frontotemporal (DFT), o lendário ator da franquia ‘Duro de Matar’ não consegue mais se comunicar e que ela precisa tomar todas as decisões por ele.

O relato, noticiado pelo jornal britânico Daily Star, é a primeira confirmação pública da real e atual condição do ator de 68 anos, que se aposentou em 2022. O livro de Emma oferece um olhar íntimo e doloroso sobre a jornada da família ao lidar com a doença degenerativa.

‘Preciso tomar decisões por ele sobre absolutamente tudo’

No trecho do livro, Emma reflete sobre a solidão de ser uma cuidadora em tempo integral. Ela descreve como a ausência de diálogo com o marido amplifica seu sentimento de isolamento.

“Como Bruce não pode se comunicar comigo (devido às formas variantes de FTD que ele tem, principalmente a afasia progressiva), eu preciso tomar decisões por ele sobre absolutamente tudo”, confessou a modelo na obra. A revelação confirma que a capacidade de comunicação do ator, que já estava afetada pela afasia, se deteriorou completamente.

A ‘decisão mais difícil’ de morarem separados

O livro de Heming também aprofunda a dolorosa decisão de levar o marido para viver em uma casa separada dela e das filhas, Mabel (13 anos) e Evelyn (11 anos), com uma equipe de profissionais dedicada integralmente à sua saúde. Ela classificou a escolha como “a mais difícil”, mas explicou que foi feita pensando no bem-estar das meninas.

“O Bruce ia querer isso para as nossas filhas. Ele ia querer que elas estivessem em uma casa mais adequada às demandas delas, não às demandas dele”, defendeu Emma, mostrando que a prioridade foi preservar a rotina e a infância das filhas.

A jornada da família com a Demência Frontotemporal

A condição de Bruce Willis se tornou pública em março de 2022, quando sua família anunciou que ele havia sido diagnosticado com afasia, um distúrbio de linguagem, e que estava se aposentando da atuação. Em fevereiro de 2023, o diagnóstico foi atualizado para demência frontotemporal, uma forma de demência que afeta principalmente os lobos frontal e temporal do cérebro, impactando a personalidade, o comportamento e a linguagem. O ator também é pai de três filhas adultas — Rumer, Scout e Tallulah — de seu casamento com a atriz Demi Moore.

Mostrar menosContinuar lendo