Afinal de contas, a década de 1980 produziu alguns dos melhores filmes de todos os tempos. Além disso, há muitos clássicos da época que todo fã de cinema deve ver pelo menos uma vez na vida. Em suma, saindo do colapso do sistema de estúdios dos anos 60, os anos 80 representaram, de fato, uma espécie de renascimento para os filmes convencionais.
Filmes de Steven Spielberg, por exemplo, eram acessíveis e podiam agradar a todos os públicos. Por outro lado, há muitos filmes excelentes dos anos 80 que ainda valem a pena ser assistidos, especialmente depois de ver as obras mais populares da década. Seja como for, o cinema daquela época representa o melhor que a sétima arte tem a oferecer.
1. Um Lobisomem Americano em Londres (1981)
A princípio, Um Lobisomem Americano em Londres, um filme de terror-comédia de John Landis, foi o maior avanço do subgênero. Com efeito, o filme mistura sustos assustadores com um humor macabro. Além disso, os efeitos especiais de Rick Baker foram, de fato, inovadores. A obra é, por conseguinte, a quintessência do cinema dos anos 80, pois representa um olhar divertido e sombrio sobre o gênero de terror.
2. Os Safados (1988)
Há tantas comédias incríveis dos anos 80 que, de fato, às vezes é difícil acompanhar. Todavia, poucas eram tão subversivas e inteligentes quanto Os Safados. Enquanto a maioria das comédias da época tinha uma visão otimista que reforçava o espírito da era, Os Safados era hilariamente cínico e se divertia com a cultura contemporânea. Em suma, Steve Martin e Michael Caine formam uma das duplas de comédia mais subestimadas da história do cinema.
3. Os Irmãos Cara de Pau (1980)
Os Irmãos Cara de Pau foi o primeiro filme a surgir de Saturday Night Live, e em muitos aspectos, ainda é o melhor. Dan Aykroyd e John Belushi reprisaram seus papéis como Elwood e Jake Blues, e, por conseguinte, sua “missão de Deus” se transforma em uma comédia de ação. Por outro lado, o público não está apenas rindo, mas também curtindo a música memorável do filme. O filme, de fato, estabeleceu o tom para a comédia dos anos 80.
4. Um Tiro na Noite (1981)
A década de 80 foi, por sua vez, um foco para todos os gêneros, mas o thriller realmente começou a ganhar força na época. Um Tiro na Noite é o remake de Brian De Palma do filme italiano Blow Up, mas, em suma, é mais relevante. A obra, de fato, abraça o meio do som para entregar uma história única de paranoia. O filme foi, por conseguinte, um sucesso de crítica, e merece crédito por ser uma das obras que fez a transição de Hollywood dos anos 70 para os anos 80.
5. Tootsie (1982)
Tootsie não é apenas uma comédia dos anos 80, é também um dos filmes de romance mais sinceros e honestos da década. Dustin Hoffman é escalado para interpretar um homem que está se passando por uma mulher em uma novela. O filme, por sua vez, nunca faz piadas ofensivas. Embora tenha todo o humor pelo qual as comédias dos anos 80 são conhecidas, Tootsie é muito mais profundo. A obra, de fato, dissecou a reação à ascensão das mulheres no local de trabalho.
6. Platoon (1986)
A princípio, os anos de guerra não curaram as feridas do Vietnã. Com efeito, o cineasta Oliver Stone tinha muito a dizer. Platoon é um olhar implacável sobre os horrores da guerra, e limpa grande parte do patriotismo glamourizado que havia começado a glorificar sua memória. O filme, no entanto, é elegante, com muita ação e brilho de Hollywood. Isso é o que torna Platoon o filme antiguerra perfeito dos anos 80; ele consegue seus objetivos políticos sem, por conseguinte, sacrificar os elementos necessários para um filme envolvente.
7. A Pequena Loja dos Horrores (1986)
Uma coisa que une os filmes dos anos 80 é a diversão, e poucas obras da época foram tão divertidas quanto A Pequena Loja dos Horrores. Baseado no musical da Broadway e no filme cult de Roger Corman, a obra de Frank Oz levou o conceito para alturas de humor. Em suma, o filme manteve o gênero de musical vivo, em um período de baixa. A música da obra tem uma qualidade atemporal, que se torna nostálgica sem envelhecer.