O lançamento de Borderlands 4 na semana passada tem sido marcado por problemas de desempenho no PC, mas a crise se aprofundou com a atitude do próprio CEO da Gearbox, Randy Pitchford. Em resposta às críticas sobre a otimização do jogo, o executivo usou de sarcasmo para rebater um fã, dizendo para ele “criar seu próprio motor gráfico”, o que gerou uma onda de fúria na comunidade.
A resposta, vista como arrogante e desrespeitosa, jogou mais lenha na fogueira de um lançamento que já estava sendo duramente criticado, com 35% de todas as avaliações do jogo na plataforma Steam sendo negativas.
‘Mostrem-nos como é feito, por favor’
A polêmica explodiu quando Pitchford respondeu a um comentário de um usuário que criticava a suposta dependência do jogo em tecnologias de aprimoramento de IA para funcionar. A resposta do CEO foi uma longa e sarcástica lição de moral.
“Crie seu próprio motor gráfico e nos mostre como é feito, por favor. Seremos seus clientes quando vocês conseguirem”, escreveu Pitchford. “As pessoas que fazem isso agora são claramente burras e não sabem o que estão fazendo (…) não sabem o que você parece saber. /sarcasmo”, completou.
A reação dos internautas foi imediata e severa. “Nossa, sério? Essa é a sua reação? Não é uma boa imagem, mano”, respondeu um usuário. “Não é nossa culpa que vocês não consigam entregar um produto sólido”, disse outro. A crítica mais direta veio de um fã que escreveu: “Você precisa aprender o básico de relações públicas ou se demitir, Randy. Você é uma vergonha.”
O lançamento problemático no PC
A reação intempestiva do CEO acontece em meio a um lançamento conturbado para Borderlands 4 no PC. Desde a estreia do jogo, jogadores têm relatado problemas generalizados de otimização, como quedas bruscas de quadros por segundo e instabilidade, mesmo em computadores de alta performance.
Antes de seu comentário polêmico, Pitchford vinha tentando apaziguar a comunidade, oferecendo conselhos técnicos para melhorar o desempenho, como desativar a névoa volumétrica e ativar o DLSS. No entanto, sua postura mudou rapidamente para a defensiva, gerando a crise de imagem para o estúdio. O fato de o jogo ser vendido a preço cheio, US$ 70, também foi lembrado pelos fãs. “Não cobrem US$ 70 se não conseguirem otimizar o jogo”, criticou um internauta.