O Brasil já tem seu representante na corrida pelo Oscar 2026. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta segunda-feira (15) que o filme “O Agente Secreto”, do aclamado diretor Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, foi o escolhido para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.

A decisão, que veio após uma disputa acirrada com outros seis filmes finalistas, coloca um dos longas nacionais mais elogiados do ano na linha de frente da maior premiação do cinema mundial. A escolha foi celebrada pela crítica e pelo público, que veem no filme um forte potencial para não apenas ser indicado, mas também para trazer a estatueta para casa.

A aposta em um suspense com forte buzz internacional

Estrelado por Wagner Moura, “O Agente Secreto” é um suspense ambientado no Recife, durante o Carnaval de 1977. A trama acompanha Marcelo, um professor que tenta fugir de um passado violento em São Paulo, mas descobre que o caos que ele tentou deixar para trás o encontrou novamente. O filme é dirigido por Kleber Mendonça Filho, um dos cineastas brasileiros de maior prestígio internacional, conhecido por sucessos como Aquarius (2016) e Bacurau (2019).

A escolha da Academia parece ter sido certeira, já que o filme já chega à disputa com forte prestígio. A influente revista norte-americana Variety já incluiu o longa em suas primeiras apostas para o Oscar em cinco categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (para Wagner Moura), Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante (para Tânia Maria).

A longa jornada até a estatueta dourada

A indicação da Academia é apenas o primeiro passo. Agora, “O Agente Secreto” inicia uma longa e intensa campanha de divulgação nos Estados Unidos, onde competirá com filmes do mundo todo por um lugar entre os cinco finalistas da categoria. Para ser escolhido, o filme superou outros seis finalistas de peso, incluindo “Baby”, de Marcelo Caetano, e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rass.

A expectativa é que o filme repita o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, que no ano passado não apenas foi indicado, mas venceu a categoria de Melhor Filme Internacional, colocando o cinema brasileiro novamente em destaque no cenário mundial. A torcida agora é para que “O Agente Secreto” consiga trilhar o mesmo caminho de glória.

Mostrar menosContinuar lendo